Publicidade

noticias

Abertas as inscrições para o Vestibular Indígena da Unicamp

Candidatos podem se candidatar até o dia 31 de janeiro, provas serão em abrir e ingresso no mês de agosto

| Da Redação -

Em 2021, a Unicamp oferece 88 vagas para estudantes indígenas
 

As inscrições gratuitas poderão ser feitas até 31 de janeiro de 2021, exclusivamente pela internet. O ingresso dos aprovados ocorrerá em agosto de 2021.  


Na terceira edição da modalidade de ingresso Vestibular Indígena Unicamp, oferecida a estudantes indígenas de todo o país, a Unicamp vai oferecer 88 vagas, para ingresso no segundo semestre de 2021.  


As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas exclusivamente no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), no período de 10 de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021.  


O Edital com as regras e vagas por curso está disponível na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br), bem como o calendário completo do processo.  


Para 2021, houve a inserção de dois novos cursos: Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Já os cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Farmácia não abriram vagas para essa edição.
 


Quem pode participar  

Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular.  


Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja) e não tenham cursado nenhum período do ensino médio na rede particular.  


Caso sejam aprovados no vestibular, os estudantes deverão comprovar as exigências, apresentando no ato da matrícula toda a documentação exigida.
 


As provas  

Nessa edição do Vestibular Indígena, a Comvest irá aplicar a prova nas mesmas seis cidades do vestibular passado: Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).  


O exame será realizado no dia 11 de abril de 2021 (seguindo o horário local). A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. O programa de estudos para a prova já está disponível no Edital, na página da Comvest. Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos. O ingresso dos aprovados ocorrerá em agosto de 2021.
 


Histórico
Na primeira edição do Vestibular Indígena Unicamp, realizada para o ingresso em 2019, a Comvest registrou 611 inscritos, que disputaram as 72 vagas oferecidas. Foram matriculados 64 estudantes, de 23 etnias do Brasil.  


Na segunda edição, realizada no ano passado, o número de inscritos subiu para 1.675, na disputa por 96 vagas, e foram matriculados 85 estudantes.
 

(Com informações da Comvest)


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade