Intercâmbio

Enem 2021 termina com taxa de abstenção estimada em 29,9%

Número de faltosos foi maior no Enem Digital, chegando perto de 50%; confira o gabarito extraoficial do curso Poliedro

| Da Redação

 

O segundo dia da prova do Enem aconteceu no último domingo, 28/11

 

Dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aponta que a abstenção no segundo dia de aplicação (domingo, 28/11) foi de 29,9%. Do total de inscritos, cerca de 2,1 milhões compareceram para fazer a prova, que contou com questões de matemática e ciências na natureza. 


No caso do Enem impresso, 70,5% dos 3.040.909 inscritos realizaram as provas. Já no Enem Digital, a abstenção foi bem maior: 49,9% dos 68.893 inscritos compareceram.  


Os gabaritos do exame serão divulgados até a próxima quarta-feira, 1º de dezembro, conforme previsto em edital.
Enquanto isso, confira o gabarito extraoficial do segundo dia do Enem. Acesse o gabarito extraoficial aqui, lembrando que ordem das respostas corresponde à prova cinza.  


Para o professor Fernando Santo, gerente de Inteligência Educacional e a Avaliações do Poliedro, a prova foi mais conteudista e tradicional que em anos anteriores e as questões não abordaram temas polêmicos ou atuais, como vacina. De maneira geral, o teste exigiu do estudante capacidade de relacionar conteúdos das disciplinas com o dia a dia. Entre os assuntos que apareceram na prova estão o pagamento de impostos, os carros elétricos.  


"O tipo de questão, mais conteudista, e a ausência de temas atuais é uma indicação da escassez no banco de itens, o que pode trazer problemas para as próximas edições do exame e para os estudantes, principalmente em matemática", alerta Santo. Segundo ele, em matemática as questões demandaram dos estudantes "traquejos algébricos" para respondê-las.