Publicidade

noticias

Lista de espera, cotas etc.: tire suas dúvidas sobre o Sisu

Este ano, candidatos poderão entrar na lista de espera da primeira ou da segunda opção, somente se não tiverem sido aprovados em nenhuma delas

| Da Redação -

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgadas nesta sexta-feira (18/1) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será aberto para inscrições na próxima terça-feira (22/1), então é bom ficar por dentro das novidades e das melhores estratégias para conseguir aquela vaga na universidade.   

O resultado do Enem 2018 será divulgado na quinta-feira, 18 de janeiro (Foto: Agência Brasil)

Quem está na disputa já sabe que o Sisu mudou este ano, mas não custa revisar quais foram as mudanças e ficar por dentro de como fazer as escolhas para não perder a vaga por bobagem.  

CALENDÁRIO
Fique ligado nas datas! O Sisu vai abrir para inscrições entre 22 e 25 de janeiro. Essas são as datas que constam do edital e alguns sites estão publicando datas erradas. Confie somente no edital!  

QUEM PODE CONCORRER
Só podem concorrer no Sisu 2019/primeiro semestre candidatos que fizeram o Enem 2018. Quem fez o Enem em anos anteriores não pode participar!  

ACESSO AO SISTEMA
Para fazer a inscrição, o candidato vai precisar do número de inscrição do Enem. Então, seja esperto: quando consultar a sua nota no Enem, anote o seu número, assim você não vai ter de voltar à Pagina do Participante do Enem para recuperar esse número e agiliza a inscrição no Sisu.  

OPÇÕES DE CURSO E LISTA DE ESPERA
Da mesma forma como ocorreu em anos anteriores, os candidatos podem escolher duas opções de curso.
Mas houve uma mudança importante na lista de espera:  

- Se o candidato não for aprovado nem na primeira, nem na segunda opção, ele poderá escolher uma das listas de espera (primeira OU segunda opção).  

- Se o candidato for aprovado na primeira ou segunda opção, ele NÃO PODERÁ concorrer à lista de espera da OUTRA opção. Exemplo: um candidato concorreu em medicina na primeira opção e a enfermagem na segunda opção. Se ele passou em enfermagem, não poderá concorrer na lista de espera de medicina.  

MODALIDADES
Na hora de fazer a inscrição, o candidato tem de escolher uma das três modalidades disponíveis, ampla concorrência, cotas para escola pública e cotas para ações afirmativas. Saiba a diferença entre elas  

COTAS PARA ESCOLA PÚBLICA
O edital do Sisu estabelece que SOMENTE podem concorrer às vagas oferecidas na MODALIDADE ESCOLA PUBLICA, ESTUDANTES QUE CURSARAM TODO O ENSINO MÉDIO NESSAS INSTITUIÇÕES. Então, quem fez um ano em escola pública e os outros em escola privada, não pode concorrer.  

COTAS/AÇÕES AFIRMATIVAS
A melhor maneira de um candidato saber se tem direito de concorrer às cotas, é consultando os termos de adesão das universidades ao Sisu. Só concorra se você tiver certeza de que se enquadra nos critérios.  

Veja mais dicas no vídeo de Umberto Mannarino:  




Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade