Publicidade

noticias

Em meio à crise no Inep, Enem 2021 começa neste domingo

Cerca de 3,3 milhões de candidatos estão inscritos para fazer a prova que pode garantir o passaporte para uma universidade federal

| Da Redação -

 

Neste domingo começa o Enem 2021, com as provas de Linguagem e de Redação

 

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 começa no próximo domingo, 21 de novembro, em meio a uma crise institucional do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do governo federal responsável pela realização da prova. 


Nas últimas semanas, a imprensa tem noticiado denúncias de supostas interferências no conteúdo da prova por parte do governo Bolsonaro e de assédio moral a técnicos do Instituto que resultaram na demissão coletiva mais de 30 profissionais.  


Esse cenário está gerado incertezas quanto à realização do exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil. O MEC (Ministério da Educação), ao qual o Inep é ligado, nega as interferências e as demais denúncias e afirma que a prova acontecerá normalmente.  


Este ano, cerca de 3,3 milhões de estudantes farão o Enem o menor número desde 2005. O baixo número de inscritos em relação às edições anteriores é atribuído à pandemia de covid-19, que levou à suspensão das aulas presenciais por 52 semanas, inviabilizando que muitos jovens tivessem condições de se preparar para o exame. Muitos interromperam os estudos, seja porque não conseguiam acompanhar o ensino remoto, seja por necessidade de trabalhar e ajudar no sustento da família.  


Além disso, muitos estudantes que teriam direito à gratuidade da taxa de inscrição não conseguiram o benefício, pois o Inep só considerou válidas as solicitações com justificativa médica. Diante disso, entidades estudantis e educacionais foram à Justiça pedindo a reabertura do prazo de inscrição para candidatos que se ausentaram em 2020, o que resultou num acréscimo de 230 mil inscrições porque a Justiça determinou a reabertura do prazo de inscrição.  


Em meio a esse contexto, o essencial, para quem vai fazer o Enem, é manter o foco nos seus objetivos e manter o equilíbrio para fazer uma boa prova. No domingo 21 será realizada a prova de linguagens e a redação, com duração de cinco horas.
No domingo seguinte, 28 de novembro, será a vez dos exames de ciências humanas, ciências naturais e matemática. A prova terá quatro horas de duração.  

  

Nos mesmos dias será realizado o Enem Digital Cerca de 68,8 mil estudantes vão fazer a prova, que terá as mesmas questões e tema de redação do Enem Impresso.  O Inep divulgou um tutorial sobre a plataforma do Enem Digital: 

 
 


 

Confira a seguir algumas orientações para a prova:

Consulte o cartão com informações do participante, disponível na Página do Participante. Confira seus dados pessoais e o local onde fará o exame.
 

Chegue ao local de prova com antecedência para evitar imprevistos. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília).
 

Evite aglomerações durante a espera da entrada nos locais de prova. Os índices de contaminação pelo novo coronavírus estão caindo, mas a pandemia não terminou.
 

O uso de máscara será obrigatório. E não deixe de levar uma máscara extra para trocar durante o exame.
 

O edital do Enem proíbe que o candidato leve para a sala de exame celular, tablet e relógio inteligente. Esses equipamentos devem ser desligados e mantidos em um porta-objetos lacrado desde o ingresso até a saída definitiva do local de provas. O candidato pode ser eliminado, se for pego com um equipamento desses.
 

Também estão proibidos caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, protetor auricular e fones de ouvido. Mas é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, documento de identificação válido e máscaras de proteção contra a covid-19.
 

No dia da prova, faça uma alimentação leve.



Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade