Publicidade

noticias

Inep reabre prazo de inscrição do Enem para ausentes em 2020

No entanto, a medida não atende à decisão do STF de 3 de setembro, que prevê reabertura para todos os estudantes que têm direito à isenção

| Da Redação -

Os candidatos ausentes em 2020 que se inscreverem para o Enem farão as provas em janeiro, junto com o Enem-PPL
 

 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou nesta segunda-feira (13/9) que inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que tiveram direito à isenção e não compareceram às provas terão nova oportunidade para participar da edição 2021 do exame. 

 
A reabertura é uma resposta a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 3 de setembro, que determinou a reabertura das inscrições para o Enem 2021 e garantir a gratuidade de inscrição a todos os estudantes  que se encaixem em alguma dessas situações: 

 
- Esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; ou

 
- Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013; ou 
 

- Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, nos termos do art. 4º do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 
A ação foi movida por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Educafro. Dez partidos também apoiam a ação - Cidadania, PC do B, PDT, PSB, PSOL, PSTU, PT, PV, Rede e Solidariedade. O grupo informou que vai recorrer ao STF.

 
Assim sendo, o anúncio do Inep não atende à determinação do STF, pois só poderá se inscrever, neste segundo prazo, quem  teve gratuidade e faltou na prova de 2020, enquanto o STF determinou a reabertura para todos os que têm direito à gratuidade. A ação se baseou na constatação de que o número de candidatos ao Enem 2021 que têm direito à isenção da taxa e confirmaram a inscrição é significativamente menor do que em 2020 . Leia mais aqui.

 
Em 2020, quase 3 milhões de estudantes que tinham a gratuidade não compareceram para fazer as provas e não justificaram.

 
Como vai funcionar 

Os candidatos que se enquadram nos critérios definidos pelo Inep poderão se inscrever a partir das 10h (horário de Brasília) de 14/9, na Página do Participante, e terão assegurada a isenção da taxa de inscrição. O prazo se encerra às 23h59 do dia 26 de setembro.   


Para esse público, as provas do Enem 2021 serão aplicadas em 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com a realização do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).  


Os isentos ausentes no Enem 2020 também poderão solicitar, até 27 de setembro, atendimento especializado e tratamento pelo nome social.  


Enem em novembro 

A aplicação das provas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 está mantida para todos os participantes que já tiveram a inscrição confirmada no exame, conforme previsto anteriormente nos editais.  


Enem PPL em janeiro 

O Inep também irá publicar, nesta terça-feira (14), edital de retificação da versão do Enem PPL, com a mudança na data de aplicação das provas. O prazo para adesão será reaberto e os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados poderão aderir ao exame e indicar o responsável pedagógico até 17 de setembro. Já o prazo para inscrição foi prorrogado até 24 de setembro.
 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade