
*Por Patrícia Capovilla
Se você é um dos 32.835 candidatos que participarão da segunda fase do Vestibular 2026 da Unesp (Universidade Estadual Paulista) fique atento às orientações para não ter imprevistos nos dias das provas, que acontecem em 7 e 8 de dezembro, domingo e segunda-feira, em 35 cidades.
Os locais de prova estão disponíveis no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, responsável pela seleção, por meio do endereço https://www.vunesp.com.br/Conta/Login?ReturnUrl=%2fAreaCandidato%2fPosicionar%2fVNSP2504%2fAlocado. Ao todo, o processo oferece 5.867 vagas em cursos de graduação.
A prova do primeiro dia será composta por 24 questões discursivas que englobam elementos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (com conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias. No segundo dia, os candidatos deverão produzir uma redação em gênero dissertativo e responder a 12 questões discursivas da área de Linguagens e suas Tecnologias, que envolve Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte. Em ambos os dias, o exame terá duração de cinco horas.
Os portões serão fechados rigorosamente às 13h40, e a recomendação é que os candidatos cheguem a partir das 13h. Para entrar na sala, é obrigatório apresentar o documento original de identificação, sendo aceitos RG, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Identificação Nacional, Registro Nacional de Estrangeiros, Identidade emitida pelas Forças Armadas ou carteiras de órgãos ou conselhos profissionais. Os estudantes devem levar caneta esferográfica de tinta preta e régua transparente. Os cadernos de questões estarão disponíveis para consulta a partir das 20h de cada dia no site da Fundação Vunesp, e o resultado final será divulgado em 30 de janeiro de 2026.
A Unesp reforça que é estritamente proibido utilizar qualquer dispositivo eletrônico durante a prova, como calculadoras, telefones celulares, relógios, fones ou reprodutores de áudio, além de qualquer equipamento que não tenha sido fornecido pela Fundação Vunesp. Também não será permitido usar acessórios como bonés, gorros, chapéus, óculos de sol e protetores auriculares.
Os candidatos inscritos nos cursos do Instituto de Artes, na capital, e nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design, em Bauru, devem ficar atentos à aplicação da prova de habilidades específicas, realizada conforme o calendário divulgado no Manual do Candidato, disponível em vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br.
LEIA TAMBÉM
Unicamp destaca temas atuais na segunda fase do Vestibular 2026







