
A segunda fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), realizada neste domingo, 30, e nesta segunda-feira, 1º, reforçou uma tendência que vem se consolidando nos últimos anos: provas cada vez mais conectadas aos debates contemporâneos. Além de manter o perfil interdisciplinar característico do exame, os dois dias trouxeram temas que dialogam diretamente com questões sociais, científicas e culturais em evidência. A abstenção registrada foi de 7,9% no primeiro dia e de 8,9% no segundo (ainda não informado pela instituição).
No domingo, os candidatos fizeram a prova de redação, que apresentou duas propostas bastante distintas, mas igualmente alinhadas às discussões atuais. A Proposta 1, no formato de depoimento pessoal, tratava de "A machosfera e o discurso de ódio contra as mulheres", um tema que chama atenção para o avanço de grupos misóginos e para os impactos desse discurso na sociedade. Já a Proposta 2, uma Nota de Esclarecimento, convidava o candidato a refletir sobre a "Importância histórica da CLT", retomando aspectos das relações trabalhistas brasileiras e seu papel na garantia de direitos.
Também no primeiro dia, a prova comum a todos os participantes cobrou conteúdos de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, além de questões interdisciplinares envolvendo Língua Inglesa e Ciências da Natureza. Entre os temas abordados, apareceram ginecropolítica, variação linguística quilombola, inteligência artificial e covid-19, Conceição Evaristo, rótulos de alimentos e saúde e os diferentes sentidos do "corre". A variedade de assuntos reforça a característica da Unicamp de exigir do candidato uma leitura crítica do mundo e a capacidade de relacionar conteúdos escolares com temas atuais.
O segundo dia manteve a mesma linha. Os estudantes fizeram novamente uma parte comum composta por questões de Matemática (seis para candidatos das áreas de Exatas/Tecnológicas e quatro para os demais) e por uma prova interdisciplinar de Ciências Humanas, com duas questões e outra específica, de acordo com seus cursos. As perguntas trataram de assuntos como violência no ambiente escolar, espacialidade e comércio global na Ásia e nas Américas, como perder dinheiro com bets, arcos de circunferência, arquitetura do Vaticano, sistemas lineares, desigualdade, capitalismo e democracia, praia radioativa e Guerra Fria, radioatividade e armas nucleares, carro flex e sustentabilidade, engenharia genética e produção de alimentos, contaminação por descarte industrial e picadas de mosquito relacionadas a informações quimiossensoriais.
As Provas de Habilidades Específicas para Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança acontecem entre 3 e 5 de dezembro, exclusivamente em Campinas. Já a primeira chamada será divulgada em 23 de janeiro de 2026, e os convocados deverão efetivar a matrícula online nos dias 26 e 27 de janeiro, pela página da Comvest.
LEIA TAMBÉM
Unicamp abre inscrições gratuitas para as Vagas Olímpicas 2026







