
*Por Patrícia Capovilla
Falta apenas um mês para a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025.E se você ainda tem dúvidas sobre a redação, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) deu uma forcinha e divulgou a nova edição da publicação "A Redação do Enem 2025 Cartilha do Participante".
O material reúne orientações detalhadas sobre os critérios de avaliação, exemplos de redações nota mil da edição de 2024 e explicações sobre como organizar o texto dissertativo-argumentativo, que será cobrado no primeiro dia de provas, em 9 de novembro.
A publicação apresenta a Matriz de Referência da redação, usada pelos corretores, e reforça que o texto precisa ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, defendendo um ponto de vista apoiado em argumentos consistentes. O tema será sempre de ordem social, cultural, científica ou política, e o participante deve propor uma intervenção social para o problema discutido, respeitando os direitos humanos.
Cada redação será corrigida por dois avaliadores independentes, que atribuem notas de 0 a 200 pontos em cinco competências:
- domínio da norma culta da língua portuguesa;
- uso de repertório sociocultural adequado;
- organização lógica dos argumentos;
- coesão e clareza na argumentação;
- elaboração de proposta de intervenção para o problema.
A média entre as duas notas resulta no desempenho final, que pode chegar a 1.000 pontos.
NOTA ZERO
O Inep alerta que certas falhas levam automaticamente à nota zero, como:
fuga ao tema proposto;
redação com até 7 linhas;
uso de língua estrangeira;
identificação indevida (nome ou assinatura);
desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
desrespeito à seriedade do exame, como palavrões ou desenhos.
EXEMPLOS QUE INSPIRAM
A cartilha também apresenta redações de estudantes de diferentes regiões do Brasil que alcançaram notas altas em 2024. Segundo o Inep, esses textos se destacaram pelo uso pertinente de repertório sociocultural como referências históricas, pensadores e até músicas articulado com coerência ao tema.
Enem 2025
Neste ano, 4,8 milhões de candidatos confirmaram a inscrição. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde serão realizadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP30.
O Enem continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, servindo de critério para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), além de ser aceito em processos seletivos de universidades em Portugal.
A cartilha completa já está disponível no site do Inep e pode ser consultada gratuitamente pelos candidatos no site (clique aqui para acessar).
LEIA MAIS