Vestibular: Veja como se inscrever para o Enem-Unicamp 2026 - Virando Bixo

Publicidade

noticias

Vestibular: Veja como se inscrever para o Enem-Unicamp 2026

Candidatos podem participar de mais de um sistema de ingresso à universidade; sistema contará com cotas para pessoas trans

| Da Redação -


Vista aérea da Unicamp, em Campinas (Foto: Antonio Scarpinetti)
Vista aérea da Unicamp, em Campinas (Foto: Antonio Scarpinetti)
*Por Patrícia Capovilla 

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) abriu hoje as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp 2026. O prazo vai até 20 de outubro, exclusivamente pela página da Comvest (clique aqui para acessar), e a taxa de inscrição é de R$ 45, com pagamento até o dia 21 de outubro. Quem já obteve a isenção da taxa no Vestibular Unicamp 2026 também estará isento nesta seleção. 

Neste processo, a universidade oferece 425 vagas, distribuídas entre diferentes cursos, e a principal novidade é a criação de uma política de cotas específicas para pessoas trans, travestis e não binárias. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso e só poderá concorrer utilizando a nota do Enem 2025. 

As vagas do Enem-Unicamp são destinadas a quatro perfis:  

- Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública (ou obtiveram certificação pelo Enem até 2016 ou a partir de 2025, ou por exames oficiais);   
- Estudantes de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;  
- Candidatos optantes pelas cotas para PCDs (Pessoa com Deficiência);  
- E candidatos que concorrem pelas novas cotas trans.  

A exceção dentro das regras é que pessoas com deficiência e pessoas trans podem concorrer mesmo tendo estudado parte do ensino médio em escola privada, ainda que como bolsistas. Já quem concluiu curso de graduação ou pós-graduação em instituições públicas (federais, estaduais ou municipais) não pode participar da modalidade.

No caso das cotas étnico-raciais, os candidatos pretos e pardos precisam preencher a autodeclaração no formulário e, se convocados, passarão por uma comissão de averiguação ligada à DEDH (Diretoria Executiva de Direitos Humanos). Indígenas devem apresentar a documentação exigida em edital, no momento da matrícula. 

Já para concorrer às novas cotas para pessoas trans, será necessário preencher a autodeclaração no formulário e anexar um relato de vida, seguindo modelo disponível no Manual do Enem Unicamp 2026 (clique aqui para acessar). O documento deve descrever a trajetória da transição e o processo de afirmação da identidade de gênero. A análise será feita por uma comissão formada por docentes, discentes e funcionários da universidade, com participação da Comissão de Gênero e Sexualidade da DEDH, incluindo ao menos uma pessoa trans, travesti ou não binária. O resultado preliminar dessa avaliação será divulgado no dia 24 de novembro de 2025, na área do candidato no site da Comvest. 

Para os candidatos que optarem pelas vagas destinadas a PCDs, será preciso apresentar laudo médico emitido por especialista, com prazo máximo de cinco anos, contendo descrição da deficiência, CID (Classificação Internacional de Doenças) ou CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde), assinatura e registro profissional. A análise será feita por uma junta de especialistas da Comvest, com apoio da Diretoria Executiva de Apoio ao Estudantil e da DEDH. O resultado preliminar será publicado em 5 de janeiro de 2026. 

Vale lembrar que a aplicação das provas do Enem é de responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação. No caso da Unicamp, além da nota do exame, alguns cursos exigem Provas de Habilidades Específicas virtuais, como Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música. Os conteúdos e orientações estão no Manual Enem-Unicamp 2026. 

O calendário prevê até cinco chamadas para matrícula online, em datas que coincidem com as do Vestibular Unicamp 2026. A primeira convocação será divulgada em 23 de janeiro de 2026, com matrículas previstas para os dias 26 e 27 de janeiro. 

Outra informação importante é que os candidatos podem participar de mais de um sistema de ingresso da Unicamp para 2026, como o Vestibular tradicional, o Enem-Unicamp, o Vestibular Indígena, a modalidade Vagas Olímpicas e o Provão Paulista. Porém, se forem aprovados em mais de um processo no mesmo curso e chamada, prevalecerá a vaga do Vestibular. Caso sejam chamados para cursos diferentes, deverão escolher em qual se matricular. Uma vez efetivada a matrícula em um sistema, o candidato será automaticamente excluído dos demais. 

O edital completo com todas as regras, lista de cursos e número de vagas está disponível neste link

LEIA MAIS 

Vestibular UFPR 2026: Confira como será o ensalamento



Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade