
Vestibulandos e estudantes da 3ª série do Ensino Médio terão a oportunidade de conhecer de perto a vida universitária na maior universidade pública do país. A USP (Universidade de São Paulo) realiza nesta sexta-feira e sábado, 12 e 13 de setembro, a primeira edição do programa "Um Dia na USP", uma iniciativa da PRCEU (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária) dentro do Programa USP e as Profissões. O evento é gratuito, mas exige inscrição antecipada, que deve ser feita pelo site uspprofissoes.usp.br/umdianausp.
Com atividades das 9h às 16h, a programação será dividida em duas etapas. Na sexta-feira, as visitas acontecem nas unidades dos campi do interior São Carlos, Ribeirão Preto, Bauru, Lorena, Piracicaba e Pirassununga e também no campus da Zona Leste da capital (USP Leste). No sábado, é a vez do campus do Butantã e do Quadrilátero da Saúde-Direito, na região central de São Paulo, receberem os participantes.
O "Um Dia na USP" reunirá 40 unidades de ensino e pesquisa, sendo 24 na capital e 16 no interior, com 11,4 mil vagas distribuídas em 103 atividades. Entre elas, estão palestras sobre carreiras, rodas de conversa com professores e alunos, visitas a laboratórios, bibliotecas, museus e institutos de pesquisa. Também haverá atrações culturais, como apresentações musicais, sessões de cinema, oficinas e visitas guiadas pelo campus. No Butantã, por exemplo, o público poderá participar de palestras sobre o vestibular da Fuvest, conferir uma aula experimental de teatro no Tusp, assistir ao filme Marte Um no Cinusp e realizar passeios guiados pelo campus, como o Giro Cultural e o Roteiro do Patrimônio Cultural.
De acordo com a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, o projeto busca aproximar os jovens da universidade e ajudá-los na escolha profissional. "Mais do que conhecer cursos, trata-se de sentir de perto a vida acadêmica, de conversar com docentes e estudantes, visitar laboratórios e participar de atividades culturais e científicas. É despertar vocações, abrir horizontes e mostrar que a universidade pública é um espaço que pertence a todos", afirma.
Além de apresentar as carreiras oferecidas pela USP, a proposta do evento é permitir que os vestibulandos entendam como funciona a rotina universitária e tenham contato direto com professores, alunos e pesquisadores. Para Marli, essa troca fortalece os laços entre a USP e a sociedade: "A Universidade só cumpre plenamente sua missão quando dialoga com a população e mostra o que faz em ciência, cultura, inovação e extensão".
As inscrições são individuais, gratuitas e obrigatórias, com vagas limitadas em cada atividade. A programação completa pode ser consultada no site do evento (clique para acessar). Para se inscrever, é muito simples. Na própria programação, você clica na atividade que quer conferir de perto e já terá acesso à tela de login.
LEIA MAIS