
Termina nesta segunda-feira (8), às 17h, o prazo para se inscrever no Vestibular Unicamp 2026. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 221,00, também deve ser feito até esta segunda-feira. As inscrições, que terminariam semana passada, foram prorrogadas pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) e precisam ser feitas exclusivamente pela internet, no formulário disponível na página oficial da Unicamp (clique aqui para acessar).
Neste ano, o vestibular oferece 2.530 vagas em 69 opções de cursos, dentro das 3.368 vagas totais para ingresso na universidade em 2026. O candidato pode escolher até duas opções de curso, desde que pertencentes à mesma área.
A Comvest também manteve a possibilidade de inscrição antecipada, no formulário do Vestibular, para candidatos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp. Desta maneira, ao realizarem a inscrição no Vestibular 2026, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (programa de bônus na nota voltado a estudantes de escolas públicas) e/ou cotas étnico-raciais, já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2026, não sendo necessária nova inscrição em outubro.
Os treineiros, candidatos que ainda não concluíram o ensino médio e fazem a prova para conhecer, também precisam se inscrever até hoje. Diferentemente dos candidatos que estão prestando o vestibular para conquistar uma vaga, os treineiros devem escolher uma das três áreas disponíveis (Humanas/Artes, Exatas/Tecnológicas ou Biológicas/Saúde).
Entre as novidades do Vestibular Unicamp 2026, está a redução no número de questões do segundo dia da segunda fase, medida adotada para tornar a prova menos exaustiva. Em Ciências da Natureza, serão sete de Biologia e cinco de Química, em vez das oito e seis aplicadas anteriormente. Em Ciências Exatas, a prova passa a ter cinco de Física e cinco de Química, contra seis de cada na edição passada. Já em Ciências Humanas, serão cinco de História, cinco de Geografia, uma de Filosofia e uma de Sociologia, enquanto antes eram seis, seis, uma e uma, respectivamente.
Outra mudança é que, pela primeira vez, o curso de Arquitetura e Urbanismo não exigirá provas de habilidades específicas. Assim, os candidatos farão apenas a primeira e a segunda fase.
LEIA MAIS
Vestibular Unesp 2026: inscrições estão abertas; confira
Virando Bixo: conheça o projeto e saiba como participar
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2026 será aplicada no dia 26 de outubro de 2025, às 9h, enquanto a segunda fase está marcada para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025, também no período da manhã, a partir das 9 horas. Para os candidatos ao curso de Música, as provas de Habilidades Específicas consistem no envio de vídeos pela internet, entre 15 e 30 de setembro. Já para os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, essas avaliações acontecerão presencialmente de 3 a 5 de dezembro de 2025. As provas serão realizadas em 31 cidades do Estado de São Paulo e em seis capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
LEIA TAMBÉM
Quantas questões tem no vestibular da Unicamp?