
A Unesp (Universidade Estadual Paulista) abriu nesta quinta-feira (4) as inscrições para o Vestibular 2026, que oferece 5.867 vagas em 136 cursos de graduação, com 186 opções de ingresso, distribuídos em 24 cidades paulistas. Os interessados devem se inscrever até as 23h59 do dia 8 de outubro, exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp (clique aqui para acessar). A taxa é de R$ 210 e todas as orientações estão no Manual do Candidato, disponível nos sites da Vunesp e da Unesp (clique aqui para acessar).
As provas serão realizadas em duas fases: a primeira em 2 de novembro e a segunda nos dias 7 e 8 de dezembro. O exame acontecerá em 35 cidades, incluindo 31 municípios de São Paulo e também Brasília (Distrito Federal), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Curitiba (Paraná) e Uberlândia (Minas Gerais). Desde 2020, a Unesp adota questões interdisciplinares em seu vestibular, que já somam 108 no total, correspondendo a cerca de 20% das avaliações, e a tendência é que esse número aumente na edição de 2026.
O prazo para solicitação de isenção e redução de 50% da taxa de inscrição terminou em 31 de agosto, com divulgação dos resultados prevista para 22 de setembro. Além disso, a universidade mantém um desconto especial para cerca de 400 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista (Secretaria da Educação de São Paulo e Centro Paula Souza). Esses candidatos têm direito a 75% de redução no valor da inscrição, pagando R$ 52,50, e devem se inscrever dentro do mesmo prazo geral, até 8 de outubro.
A Unesp também garante a inclusão social por meio do SRVEBP (Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública), que destina 50% das vagas de cada curso a estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Desse total, 35% são reservados a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Essa política inclui ainda as 934 vagas do Vestibular Seriado Paulista (Provão Paulista), voltado exclusivamente a estudantes da rede pública. Desde 2017, esse sistema assegura que a maioria dos aprovados da Unesp venha de escolas públicas.
LEIA MAIS
Inscrições para o Vestibular UFRGS 2026 estão abertas
Virando Bixo: conheça o projeto e saiba como participar
Os cursos da instituição estão distribuídos em diversas cidades do Estado de São Paulo: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.
Para esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo, os candidatos podem utilizar o canal "Fale Conosco" disponível no site da Vunesp (clique aqui para acessar) ou acessar diretamente os portais www.vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br. Já quem deseja conhecer melhor os cursos oferecidos pela universidade pode consultar o Guia de Profissões em www.unesp.br/guiadeprofissoes.
LEIA TAMBÉM