*Por Patrícia Capovilla
Chegou ao fim a espera! O MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulgou nesta sexta-feira (9) o calendário oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Com isso, os estudantes já podem começar a montar (ou ajustar) seu planejamento de estudos com mais foco e organização.
As inscrições estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, exclusivamente pela internet. Já as provas objetivas e de redação acontecerão em dois domingos: 9 e 16 de novembro. Outros detalhes, como o valor da taxa de inscrição, ainda serão divulgados no edital oficial do exame, que deve sair nos próximos dias. Vale lembrar que o prazo para pedir isenção da taxa terminou no último dia 2 de maio.
Além de servir como critério de seleção para universidades públicas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Enem também é usado por instituições privadas - via Prouni (Programa Universidade para Todos) -, pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e até por universidades de Portugal conveniadas com o Inep. Em outras palavras: sua nota pode abrir portas em diferentes lugares e até em outro continente.
AGENDA CHEIA PARA OS VESTIBULANDOS
Com o anúncio do Enem, o calendário dos principais vestibulares do país começa a se desenhar com mais clareza. Veja abaixo as datas confirmadas até agora:
Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) 2026
- Inscrições: 1º de agosto a 1º de setembro de 2025
- 1ª fase: 26 de outubro de 2025
- 2ª fase: 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025
USP (Universidade de São Paulo) - Fuvest 2026
- Inscrições: 18 de agosto a 7 de outubro de 2025
- 1ª fase: 23 de novembro de 2025
- 2ª fase: 14 e 15 de dezembro de 2025
ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)
- Inscrições: 2 de junho a 11 de julho de 2025
- 1ª fase: 5 de outubro (das 13h às 18h)
- 2ª fase: 28 a 31 de outubro (das 13h às 17h)
A expectativa agora gira em torno da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que deve divulgar o cronograma do vestibular 2026 no início da próxima semana.
Portanto, aproveite a confirmação das datas para organizar (ou reorganizar) seus estudos. A maratona dos vestibulares já começou e quem planeja sai na frente.
LEIA MAIS
Fies: pré-selecionados nas vagas remanescentes devem validar informações