Publicidade

noticias

Vestibular chegando e ainda não sabe qual curso escolher? Veja dicas para decidir sem pressão

Autoconhecimento é a chave para fazer uma escolha mais assertiva

| Da Redação -

Autoconhecimento é a chave para fazer uma escolha mais assertiva (Foto: Freepik)
Autoconhecimento é a chave para fazer uma escolha mais assertiva (Foto: Freepik)
Com a aproximação do vestibular, muitos estudantes se sentem pressionados a definir qual carreira seguir. Se você ainda não tem certeza sobre seu curso universitário, saiba que não está sozinho. Essa indecisão é comum e tem diversas razões. Mas existem algumas maneiras que podem ajudar a fazer essa escolha e passar por todo o processo de maneira mais segura e com menos pressão.

De acordo com a psicóloga e orientadora profissional Celeste Almeida, mestre em Psicologia Social pela USP, um dos principais motivos da indecisão é a idade dos estudantes. " Os estudantes estão finalizando o Ensino Médio cada vez mais jovens, aos 15, 16 anos de idade, e, consequentemente, muito imaturos para uma escolha", avalia. Além disso, a lista de cursos disponíveis é extensa, o que pode gerar mais dúvidas.

Outro fator que pesa na escolha é a opinião externa. "Essa pressão para a escolha do curso universitário, que aliás vem de vários lados, como, por exemplo, a família, amigos, escola, afeta, e muito, a escolha do curso", afirma. "Além do estudante não saber ainda o que quer estudar, qual atividade profissional deseja executar no futuro, sente a pressão de atender não só aos desejos dos pais como ao modismo, e seguir decisão dos colegas, o que pode trazer certa frustração no futuro como profissional", complementa.

Como tomar uma decisão mais consciente?

Se você está perdido, há alguns pontos que podem te ajudar a refletir sobre a escolha. Celeste sugere que os estudantes analisem os seguintes aspectos:

  • Autoconhecimento: "Se você não se conhece, como pode escolher alguma coisa que lhe satisfaça?", questiona Celeste. Identifique o que você gosta de fazer, quais são seus valores e o que te motiva.
  • Interesses pessoais: "Se você ama trabalhar com pessoas, carreiras na área da saúde ou educação podem ser mais gratificantes".
  • Habilidades: "Se você tem facilidade com números, áreas como engenharia ou finanças podem ser adequadas".
  • Mercado de trabalho: "Pesquisar as tendências do mercado pode ajudar a identificar áreas com maior demanda e potencial de crescimento".
  • Estilo de vida: Você é mais introspectivo ou gosta de interagir com muita gente? Algumas profissões exigem habilidades específicas nesse sentido, e isso pode impactar sua satisfação profissional.

A especialista orienta ainda que, na hora de decidir, o estudante deve se respeitar, descobrir o que gosta de fazer como atividade profissional, onde se vê trabalhando no futuro e distinguir entre o que gosta como hobby e como atividade profissional.

O que evitar na hora da escolha?

Alguns erros podem levar a uma escolha precipitada. É importante evitar:

  • Escolher um curso apenas por influência dos pais ou amigos.
  • Optar por um curso apenas pelo prestígio ou pelo salário.
  • Seguir modismos do momento.
  • Ignorar sua própria personalidade e interesses.
  • Não pesquisar a grade curricular e as possibilidades de atuação profissional.

O que é e como funciona a orientação profissional?

Muitos estudantes acreditam que um "teste vocacional" é a solução para decidir qual curso seguir. No entanto, Celeste explica que esse conceito evoluiu bastante. Alguns anos atrás, a orientação profissional era baseada na aplicação de testes psicológicos. Hoje, embora ainda sejam aplicados, já existe uma outra linha que prioriza o autoconhecimento do aluno, portanto, apenas um teste não é suficiente para ajudá-lo a tomar uma decisão mais assertiva.

Dentro desse novo cenário, a orientação profissional segue algumas etapas:

  • 1.Autoconhecimento: Entender seus valores, interesses e habilidades.
  • 2.Pesquisa sobre cursos e mercado de trabalho: Conhecer as opções e possibilidades de carreira.
  • 3.Processo de decisão: Refletir e definir um caminho de forma consciente.

Para quem não pode pagar por um serviço especializado, existem alternativas gratuitas. "Muitas universidades e cursinhos populares oferecem esse trabalho de orientação profissional. (Os alunos) podem também visitar Feira de Profissões promovidas por várias universidades ", sugere Celeste. 


LEIA MAIS 

Saiba como participar do programa de permanência da UNESP

Unicamp e USP se destacam no Ranking de Reputação Mundial de Universidades de 2025


E se ainda assim eu tiver dúvidas?

Se você ainda não tem certeza sobre qual caminho seguir, pode considerar algumas opções:

  • Adiar a entrada na universidade para se conhecer melhor.
  • Fazer cursos livres para testar diferentes áreas.
  • Conversar com profissionais das carreiras de interesse.
  • Ingressar na faculdade e, se não gostar do curso, mudar de área.

O mais importante é lembrar que a escolha do curso não é definitiva. "Mas nesses casos, é interessante também pensar muito bem o que não está gostando antes de trancar ou abandonar o curso. Como foi a escolha do atual curso? Foi de fato uma escolha? Será que tinha feito uma análise da grade curricular antes de começar a cursar? Não está gostando do curso ou da faculdade, dos professores e do ambiente?", são algumas questões que ela orienta a fazer antes de mudar.

Se você ainda está indeciso, não se desespere. Reflita sobre seu perfil, pesquise suas opções e lembre-se: a escolha é sua, e você pode ajustá-la ao longo da jornada.
 

*Por Patrícia Capovilla 

 

LEIA TAMBÉM 

Como se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática?


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade