Publicidade

noticias

Unicamp e USP se destacam no Ranking de Reputação Mundial de Universidades de 2025

Universidade de São Paulo é a única universidade latino-americana entre as 150 primeiras colocadas

| Da Redação -

Alunos no campus Butanta da USP (Foto: Cecilia Bastos/USP Imagens)
Alunos no campus Butanta da USP (Foto: Cecilia Bastos/USP Imagens)
Em um importante reconhecimento para a educação superior brasileira, a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aparecem no Times Higher Education (THE) World Reputation Rankings 2025, que classifica as 300 universidades mais prestigiadas do mundo. A USP ocupa a faixa de posições 101-150, enquanto a Unicamp está na faixa de 151-200.

A USP é a única universidade latino-americana entre as 150 instituições com maior reputação acadêmica do mundo. Classificada na faixa 101-150, ela se equipara a instituições como a Universidade de Barcelona (Espanha), a Universidade de Tübingen (Alemanha), o Instituto de Tecnologia de Tóquio (Japão) e a Universidade Estadual de Ohio (Estados Unidos).

O ranking, que chega à sua 14ª edição, é baseado na opinião de acadêmicos de diversas áreas e regiões, coletada por meio do Global Academic Reputation Survey 2025. Este ano, o questionário recebeu mais de 55 mil respostas, refletindo a crescente importância da reputação acadêmica na comunidade global.

Renato Garcia, economista e assessor docente da PRDU (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário) da Unicamp, considera o resultado muito relevante. "Este ano, houve alterações nas métricas. O número de instituições aumentou e a Unicamp se manteve na faixa", afirmou. Ele destacou que a metodologia do ranking foi atualizada para diversificar as métricas utilizadas, incluindo a contagem de indicações, comparação entre pares e diversidade das indicações.

Além das duas instituições brasileiras, outras três universidades latino-americanas também figuram na lista: a Universidade Nacional Autônoma do México (151-200), a Pontifícia Universidade Católica do Chile (201-300) e a Universidade de Buenos Aires (201-300). 


LEIA MAIS 

Como se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática?

Saiba como participar do programa de permanência da UNESP


DEZ PRIMEIRAS

A Universidade Harvard lidera o ranking pelo 14º ano consecutivo, seguida de perto, em 2º lugar, pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e pela Universidade de Oxford. A Universidade de Stanford é a 4ª colocada junto com a Universidade de Cambridge. Na sequência, estão a Universidade da Califórnia, Berkeley (6º lugar), a Universidade Princeton (7º lugar), a Universidade Tsinghua, da China, em 8ª posição, a Universidade de Yale (9ª posição) e a Universidade de Tóquio, do Japão, em 10º lugar.

Para acessar o ranking completo e conferir a lista das 300 universidades mais prestigiadas do mundo, basta clicar neste link.

 

*Por Patrícia Capovilla  


LEIA TAMBÉM 

MEC divulga pré-selecionados para o Fies



Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade