A USP é a única universidade latino-americana entre as 150 instituições com maior reputação acadêmica do mundo. Classificada na faixa 101-150, ela se equipara a instituições como a Universidade de Barcelona (Espanha), a Universidade de Tübingen (Alemanha), o Instituto de Tecnologia de Tóquio (Japão) e a Universidade Estadual de Ohio (Estados Unidos).
O ranking, que chega à sua 14ª edição, é baseado na opinião de acadêmicos de diversas áreas e regiões, coletada por meio do Global Academic Reputation Survey 2025. Este ano, o questionário recebeu mais de 55 mil respostas, refletindo a crescente importância da reputação acadêmica na comunidade global.
Renato Garcia, economista e assessor docente da PRDU (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário) da Unicamp, considera o resultado muito relevante. "Este ano, houve alterações nas métricas. O número de instituições aumentou e a Unicamp se manteve na faixa", afirmou. Ele destacou que a metodologia do ranking foi atualizada para diversificar as métricas utilizadas, incluindo a contagem de indicações, comparação entre pares e diversidade das indicações.
Além das duas instituições brasileiras, outras três universidades latino-americanas também figuram na lista: a Universidade Nacional Autônoma do México (151-200), a Pontifícia Universidade Católica do Chile (201-300) e a Universidade de Buenos Aires (201-300).
LEIA MAIS
Como se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática?
Saiba como participar do programa de permanência da UNESP
DEZ PRIMEIRAS
A Universidade Harvard lidera o ranking pelo 14º ano consecutivo, seguida de perto, em 2º lugar, pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e pela Universidade de Oxford. A Universidade de Stanford é a 4ª colocada junto com a Universidade de Cambridge. Na sequência, estão a Universidade da Califórnia, Berkeley (6º lugar), a Universidade Princeton (7º lugar), a Universidade Tsinghua, da China, em 8ª posição, a Universidade de Yale (9ª posição) e a Universidade de Tóquio, do Japão, em 10º lugar.
Para acessar o ranking completo e conferir a lista das 300 universidades mais prestigiadas do mundo, basta clicar neste link.
*Por Patrícia Capovilla
LEIA TAMBÉM