
Para quem está nessa fase de vestibular, sabe bem que as leituras são parte do repertório necessário para resolver algumas questões. Dessa forma, indo além das leituras obrigatórias, o Virando Bixo lista cinco autores para você conhecer antes de prestar sua prova.
5 AUTORES PARA CONHECER ANTES DO VESTIBULAR
Ainda que cada banca encontre sua forma de abordar a literatura nas suas provas, há nomes recorrentes da literatura brasileira:
- Machado de Assis
- Graciliano Ramos
- Jorge Amado
- Lima Barreto
- Clarice Lispector
Continue lendo para entender as principais formas que isso pode ser cobrado na sua prova.
LEIA MAIS
Como se preparar para o vestibular em apenas um semestre
Prova de Habilidades Específicas no vestibular: saiba como funciona
ABORDAGENS PROVÁVEIS
Machado de Assis é o nome mais reconhecido dentro da literatura brasileira, ele marca presença em maior parte das listas obrigatórias de leitura. No entanto, o Enem também o tem como queridinho, mesmo sem impor livros para quem irá prestar o exame.
O professor de literatura do Aprova Total, Guilherme Suman, ressalta a importância de conhecer as características de Machado para facilitar a resolução de questões que o envolvam. Mas, para além do básico, é importante estar atento a atualidade, já que uma tiktoker exaltou livros produzidos pelo autor nesse ano (leia mais aqui) e questões interdisciplinares podem surgir.
Graciliano Ramos, ao lado de Jorge Amado e Lima Barreto, costuma aparecer nas provas dado os aspectos sociais de seus textos, a maneira como interpretam o Brasil é uma questão importante para os vestibulares. As obras deles podem ser consideradas grandes romances regionalistas e apresentam aspectos culturais interessantes.
Além disso, esses nomes não se distanciam tanto temporalmente, mas a escola literária de cada um é um ponto importante a ficar atento, já que pode ser uma mão na roda na hora de responder uma questão. Lima Barreto pode ser considerado um representante do Pré-Modernismo, experimentando a transição entre o movimento simbolista e modernista. Graciliano Ramos e Jorge Amado, por outro lado, estão imersos na segunda geração do Modernismo, que já se encontra mais consolidado.
Clarice Lispector, por fim, tem um livro que se popularizou entre as bancas de exames: A hora da estrela. A personagem principal e toda sua personalidade já geraram muitas questões que trabalham muito com a reflexão do aluno e, se o vestibulando já estiver familiarizado à autora, pode tirar de letra.
Indo na linha dessa produção, há a personagem G.H do livro "A paixão segundo G.H.", que também exige uma reflexão do leitor, reforçando questões da subjetividade humana. O perfil singular, metafórico e intimista dessa autora surge a luz desse ou de outros textos quando o assunto é vestibular, então fique de olho!
OBRAS RECORRENTES
Além desses grandes expoentes da literatura, há outros cujas obras podem aparecer no seu exame, são elas:
- Iracema, de José de Alencar
- O Cortiço, de Aluísio Azevedo
- Macunaíma, de Mário de Andrade
- Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna
*Por Janaína Boaventura sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA TAMBÉM
5 dicas para fazer faculdade nos Estados Unidos