A brasileira Letícia Schwartz é uma das histórias de quem conseguiu ingressar no ensino superior estadunidense. Sua performance se destacou e ela chegou a ser premiada pela excelência acadêmica.

Ciente das dificuldades desse processo, partindo do momento de ingresso até a formatura, ela se tornou consultora na área, chegando a abrir sua própria consultoria: Greenwich College Prep. Se você quer fazer graduação ou pós nos Estados Unidos, veja as dicas que a brasileira tem para passar:
LEIA MAIS
Curso de medicina da Unifran é o melhor do Brasil, segundo o MEC
Como se preparar para o vestibular em apenas um semestre
5 DICAS PARA FAZER FACULDADE NOS ESTADOS UNIDOS
Segundo Letícia Schwartz, é importante ter em vista o seguinte:
1. Aplicações para ser admitido: A aplicação é a etapa mais relevante e nela deverá estar refletido o desempenho do aluno - não só acadêmico, mas também social, sendo consideradas as relações familiares e com a comunidade. O perfil competitivo do aluno se constrói a partir de muitos elementos, alguns deles:
- Redação
- Carta de recomendação
- Atividades Extracurriculares
- Boletim
2. Universidades desconhecidas, mas excelentes: Para além das chamadas "Ivy Leagues", que formam o pacote de oito grandes universidades estadunidenses (Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Pennsylvania, Princeton e Yale), há muitas altamente conceituadas, com excelentes níveis acadêmicos e oportunidades de trabalho. Sejam de caráter privado ou público, há muitas opções que podem ser exploradas, algumas são:
- Virginia University
- Florida University
- USC University
- Boston College
3. Brasileiros são visados: Universidades americanas têm interesse em alunos brasileiros, dada a reputação de alguns deles no país. O número de ingressantes de outros países aumenta, uma vez que eles prezam pela pluralidade e diversidade nos campi.
4. Variação das mensalidades: Anualmente, as mensalidades das universidades americanas variam entre 2 e 3%, mas calma! Muitas delas possuem recursos financeiros que investem em "grandes talentos", a partir da oferta de bolsas parciais ou integrais. Algumas características que eles observam nos alunos são:
- Veia empresarial
- Boas notas
- Talentos artísticos
- Habilidades esportivas
5. Estudo do Inglês: Estudar e praticar a língua diariamente para desenvolver a fluência é um ponto importante. Quebrar a barreira do idioma ajuda tanto na vida acadêmica quanto social. Além disso, busque estudar a cultura e os costumes do lugar para onde vai.
*Por Janaína Boaventura sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA TAMBÉM
Prova de Habilidades Específicas no vestibular: saiba como funciona