Publicidade

noticias

Prova equilibrada e questões clássicas marcam 2º dia do Enem

Em análise, coordenador do Poliedro chama a atenção para temas como covid-19 e contaminação de grupos populacionais por produtos agrícolas e

| Da Redação -


No segundo dia do Enem 2023, os participantes fizeram provas de matemática e ciências da natureza
 

As provas de matemática e ciências da natureza, aplicadas no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (12/11) seguiram o padrão do exame e foram consideradas equilibradas, com questões com todos os níveis de dificuldade, na opinião do coordenador pedagógico do Poliedro, Daniel Balbinot. Confira, a seguir, a análise completa. 

Comentários gerais

A prova foi, no geral, equilibrada, contendo questões de todos os níveis de dificuldade. Algumas abordavam interdisciplinaridade, mas no geral, foram bem divididas entre os seus respectivos temas. Houve questões clássicas, como a que abordava a utilização de panela de ferro em casos de anemia, além da pergunta sobre a contaminação por produtos agrícolas.

O fato de os avaliadores terem incluído duas questões envolvendo a covid-19 e imunização, pode ser considerado como um tópico atual e relevante, tendo em vista toda a discussão da vacina nos últimos anos. Lembrando que na maior parte das vezes as questões não são elaboradas no mesmo ano da prova, mas ainda assim, é algo importante. Houve também uma questão falando sobre a contaminação por produtos agrícolas em determinadas populações.
 
Temas que causaram estranhamento

O que causou estranhamento é que a visualização espacial foi abordada de uma forma diferente do habitual. Houve uma questão sobre visualização plana, que abordava a composição de duas figuras. Outra questão envolveu um gráfico mostrando a possibilidade de um determinado trajeto, que é, de certa forma, uma visualização plana. Mas nada envolvendo a geometria para a visualização.
 
Comentários sobre ciências da natureza

A prova foi bem equilibrada entre química, física e biologia. Duas questões trouxeram interdisciplinaridade em suas áreas de abordagem, como exemplo, uma que envolvia produção energética em relação a produções nucleares, o que caracteriza como química e física. Além disso, outra questão sobre um componente agrícola e sua absorção no corpo, que continha tanto a fórmula molecular do componente, como a ideia de onde estaria essa absorção no corpo. Então houve certa interdisciplinaridade nessas questões, mas a maior parte estava bem dividida entre as áreas que abordavam.

Questões que chamaram atenção em ciências da natureza e dificuldade

A questão sobre a TPM e a estrutura biológica envolvida nesse processo. Também houve uma pergunta sobre a utilização da panela de ferro em casos de anemia. Ela não continha um grau alto de dificuldade, mas é algo clássico dentro da prova do Enem.
 
Foi uma prova bem equilibrada, não havia nada de extrema dificuldade. Também houve questões de respostas mais rápidas, que traziam certa facilidade, o que colaborou para que a prova ficasse mais equilibrada.  

Comentários sobre matemática e dificuldade

A prova estava dentro do previsto, com bastante conta de probabilidade e de operações básicas. Também pudemos observar temas como geometria, composições geométricas, logaritmo e trigonometria.  

Com certeza uma prova bem equilibrada e prevista para o Enem, com questões fáceis, médias e difíceis, dentro do padrão esperado. Na prova amarela, a parte final continha questões mais simples, o que corrobora com a ideia de que temos que ter equilíbrio no tempo de prova, para não deixar as últimas perguntas sem a devida atenção, o que pode gerar erros simples por falta de revisão.

 
LEIA TAMBÉM: 

Unesp divulga locais de provas da primeira fase do vestibular 

Enem: Inep anula questão sobre gripe H1N1, já usada em 2010


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade