Publicidade

noticias

Inscritos podem votar em enquete sobre novas datas do Enem

Estudantes podem escolher entre três opções na votação que começa neste sábado (20) na Página do Participante

| Da Redação -

Qual é a melhor data para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020? A partir deste sábado (20/6) até 30 de junho, os candidatos ao exame poderão escolher na enquete realizada pelo Ministério da Educação (MEC).  


A enquete será realizada na Página do Participante, escolhendo uma das três opções apresentadas: adiamento da prova em 30, 60 e 90 dias.  


Confira as opções de datas:  


Enem impresso: 6 e 13 de dezembro de 2020 / Enem Digital: 10 e 17 de janeiro de 2021  


Enem impresso: 10 e 17 de janeiro de 2021 / Enem Digital: 24 e 31 de janeiro de 2021  


Enem impresso: 2 e 9 de maio de 2021 / Enem Digital: 16 e 23 de maio de 2021
 


Repercussão  

O Enem 2020 foi adiado pelo MEC após diversas organizações estudantis e da área da educação, além de deputados e senadores, terem se posicionado contra a manutenção das datas originais, em novembro. Por causa da pandemia de Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas e as escolas começaram a oferecer aulas remotamente.  


No entanto, muitos estudantes, sobretudo os que vivem nas periferias e estudam em escolas públicas, não têm conseguido acessar os conteúdos ofertados pelas redes de ensino, especialmente por falta de acesso à internet em casa. No final de maio, cerca de 50% dos alunos da rede estadual de São Paulo não estavam acessando as aulas e conteúdos oferecidos pela secretaria de educação.  Leia mais aqui.


Esse quadro motivou a mobilização pelo adiamento do Enem. Em maio, o Senado aprovou um projeto de lei pelo adiamento do Enem.  

A ideia de fazer uma enquete sobre a nova data do Enem repercutiu nas redes sociais e mobilizou estudantes. A União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) realizaram uma live no YouTube para debater os prós e os contras de cada opção de data. Acompanhe: 

 

 


Para muitos, realizar o Enem em dezembro ou janeiro não garante que os estudantes terão melhores condições de realizar a prova, pois ainda não há previsão de quando as aulas presenciais serão retomadas e em que condições em São Paulo, por exemplo, a secretaria estadual de Educação prevê que os alunos serão divididos em grupo e, durante um período, somente 20% irá à escola em cada dia da semana.  


A opção de realizar o Enem em maio também traz complicadores: os aprovados só ingressarão nas universidades no segundo semestre de 2021, pois o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) só ocorre após a divulgação dos resultados do Enem.  


Pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Hoper Educação com 1.606 estudantes, dos quais 85% se inscreveram no Enem, sobre as datas propostas pelo MEC aponta 47% de votos para provas em maio, 31,9% para janeiro, e 21,1% em dezembro.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade