Publicidade

noticias

Câmara dos Deputados pode votar projeto que adia o Enem

Apesar da pandemia do novo coronavírus, ministro Weintraub defende realização das provas em novembro

| Da Redação -

Está aumentando a pressão pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, por causa da pandemia de Covid-19.  


Além de entidades estudantis e educacionais, existe um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados para adiar o exame por causa do risco de disseminação do coronavírus. A intenção é votar o projeto até esta sexta-feira (15/5). O projeto é de autoria de Professor Israel Batista (PV-DF), Tabata Amaral (PDT-SP) e outros cinco parlamentares.  

 

As inscrições para o Enem foram abertas na segunda (11/5) e terminam no dia 22/5. Após 78 horas de abertura do sistema, o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame, recebeu 2.789.379 inscrições - 2.693.753 inscritos para o modelo impresso e 95.626, para o digital.  Para se inscrever, os interessados devem acessar a Página do Participante.


O Enem tradicional (impresso) está previsto para os dias 1.º e 8 de novembro. O Enem Digital, que será aplicado pela primeira vez este ano, está previsto para 22 e 29 de novembro. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, tem defendido a manutenção das datas, apesar da pandemia e dos prejuízos que estudantes, especialmente os mais pobres, podem enfrentar para se preparar para o exame, em função da suspensão das aulas presenciais desde março.  

 

As inscrições para o Enem 2020 estão abertas até 22 de maio
 

O ministro e o presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), Alexandre Lopes, alegam que, se o exame for adiado, 2020 será considerado um ano perdido. Além disso, defendem que a maioria dos participantes do Enem em 2019 já tinham concluído o ensino médio (60% do total).  


Ontem, o presidente da República, Jair Bolsonaro, admitiu que o Enem pode ser adiado, mas defendeu que o exame seja realizado até dezembro.  


Também ontem, Supremo Tribunal Federal (STF) negou pedido de entidades estudantis para adiar o Enem.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade