Publicidade

noticias

Enem: número de candidatos confirmados é o menor desde 2012

Segundo o Inep, cerca de 20% dos 6,3 milhões de inscritos não pagaram a taxa de inscrição

| Da Redação -

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 é o menor desde 2011. 


Segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mais de 1 milhão dos 6.384.957 inscritos não pagaram a taxa de inscrição até o encerramento do prazo, no dia 23/5.  


Assim, o número total de participantes confirmados do Enem 2019 é de 5.095.308. No ano passado, foram cerca de 5,3 milhões de candidatos confirmados. Em 2017, 6,7 milhões - neste ano o Enem deixou de certificar para o ensino médio, atribuição que passou a ser do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Em 2012, foram 4,3 milhões.  


Outro fator que pode ter influído na queda de confirmações é a mudança de critérios para conceder a isenção da taxa de inscrição, a partir de 2016. Em 2019, do total de candidatos, 58,5% obtiveram a isenção o menor número desde 2015. Em contrapartida, a proporção de pagantes é a maior, 41,5% do total.  

 

Candidatos durante prova do Enem
 

No entanto, em função dos novos critérios, a abstenção diminuiu: em 2018, 26% dos inscritos faltaram à prova, o menor número desde 2009.  


Segundo o Ministério da Educação, o número de candidatos confirmados corresponde à expectativa de participantes que irão efetivamente fazer a prova.    

 

Para o professor Marcelo Pavani, diretor do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, além desses fatores já apontados, a queda do número de candidatos ao Enem pode estar relacionado ao clima de incerteza que se criou em torno do exame e à instabilidade no Ministério da Educação (MEC) nos primeiros meses do governo Bolsonaro. Embora o Inep tenha garantido a realização da prova, o instituto teve de contratar uma nova gráfica, pois a que era responsável pela impressão das provas faliu.   

 

"As sucessivas trocas de comando colaboraram para que as pessoas desconfiassem da capacidade do MEC e do Inep de realizar o exame. Este é um aspectos que se soma às isenções", comento Pavani.


Perfil  


As mulheres são maioria (59,5% dos confirmados) Os negros são 46,4% e os pretosm, 12,7%, pretos). Em relação à faixa etária, 26,7% têm de 21 a 30 anos, 17,8% tem 17 anos; 15,9% tem 18 anos.  


(Com informações da Agência Brasil)


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade