Noticias

Inep fecha contrato com gráfica e garante cronograma do Enem

Prazo para pagar a taxa termina nesta quinta (23/5); confirmação da inscrição só ocorre após compensação do pagamento

| Da Redação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou nesta quarta-feira (21/5) que o contrato para impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 foi assinado e que, portanto, as provas serão realizadas nas datas previstas.  

 

O Enem 2019 vai ser realizado nos dias 3 e 10 de novembro. Saiba mais sobre como será a prova deste ano nessa matéria do Virando Bixo.  

 

A gráfica que vai imprimir as provas do Enem 2019 é a Valid Soluções S/A.  

 

Este ano, mais de 6,3 milhões de candidatos se inscreveram para fazer a prova, mas o número final de inscritos será divulgado no dia 28/5, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição pelos candidatos que não receberam o benefício a isenção.  

 

O prazo para pagar a taxa de inscrição do Enem 2019 termina na quinta-feira, 23/5.  

 

Se você vai fazer o Enem 2019 e ainda não pagou a inscrição, confira as orientações a seguir:  


- Fique atento às regras de pagamento do seu banco para não perder o prazo de quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), emitida com seu CPF.  


- Os participantes pagantes só terão a inscrição confirmada após a compensação bancária que pode demorar até três dias úteis. Portanto, não basta pagar o boleto, é preciso aguardar que o banco comunique o Inep oficialmente.  


- Segundo as novas regras da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) exigem que boletos de cobrança sejam registrados. Este é o primeiro ano em que os boletos do Enem são atrelados ao CPF do participante. A medida evita pagamentos duplicados, ou com valores incorretos.  


- No caso de pagamentos agendados, a confirmação da inscrição também não será imediata. Além de aguardar a data programada, é preciso considerar também o prazo de compensação. O Inep alerta sobre a importância de os participantes conferirem e garantirem que a conta bancária tenha saldo para quitação do pagamento na data do agendamento.  


(Com informações do Inep)