A avaliação do UI GreenMetric World University Rankings ocorre com base nas categorias de ambiente e infraestrutura, energia e mudança climática, resíduos,
água, transporte, além de educação e pesquisa. Cada categoria incorpora métricas que abrangem aspectos sociais, culturais e econômicos da sustentabilidade, e são revisados constantemente. Foram avaliadas 1.477 instituições de 95 países, sendo 47 Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Formação humana, integral e sustentável
"Na PUC-Campinas, nós acreditamos que a formação acadêmica deve caminhar lado a lado com a responsabilidade ambiental e social. [...] Esse resultado é fruto do engajamento contínuo de nossa comunidade acadêmica em prol de um futuro mais sustentável", disse o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, sobre a conquista.
Além da conquista no Ranking UI Green Metrics 2024, a Universidade também é certificada pelo I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), que comprova que a energia elétrica consumida pela Universidade provém de fontes renováveis, refletindo o compromisso ambiental da Instituição. O Certificado também representa o empenho com a redução de gases nocivos e do impacto causado pelo consumo de energia.
Lado a lado com o compromisso ambiental, está a excelência acadêmica.
A PUC-Campinas conquistou destaque em outros conceituados rankings internacionais: é a Melhor Universidade do Estado de São Paulo pelo THE (Times Higher Education) Latin America University Rankings 2024 e está entre as 7 melhores universidades do Brasil pelo QS América Latina e Caribe 2025. Já pelo QS World University Rankings 2025, a PUC-Campinas figura entre as melhores instituições em todo o mundo.