Publicidade

noticias

Problemas fazem universidades adiarem divulgação de aprovados

Justiça determinou suspensão da publicação do resultado do Sisu 2020, prevista para esta terça-feira (28/1)

| Da Redação -

(Atualizado em 28/1/220, às 11h45) 

 
Com a suspensão da divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pela Justiça, diversas universidades anunciaram que também vão suspender a divulgação dos resultados de seus processos seletivos. 


Segundo cronograma do Ministério da Educação (MEC), o Sisu deveria ser divulgado nesta terça-feira (28/1). No entanto, na última sexta-feira, a 8.ª Vara Cível Federal de São Paulo acatou pedido de liminar e determinou a suspensão do processo do Sisu 2020 e a revisão de toda a correção do Enem 2019. A ação foi movida pela Defensoria Pública da União. A Advocacia Geral da União (AGU) recorreu da decisão, mas teve o pedido negado.
 

Até a tarde desta segunda-feira (27/1) a divulgação do resultado do Sisu estava suspensa. 

 

O adiamento da divulgação do Sisu 2020 também afeta o cronograma do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Financiamento Estudantil (Fies), que também usam a nota do Enem para selecionar beneficiários. O MEC liberou a consulta de vagas disponíveis no ProUni, que deveria abrir na terça (28/1) no site do programa


Segundo informou o G1, com base em levantamento da AGU, existem pelo menos 24 ações judiciais questionando a correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota no Enem é a porta de entrada para 128 universidades e instituições públicas de ensino superior (inclusive todas as federais) por meio do Sisu. O Sisu oferece mais de 237 mil vagas para o primeiro semestre de 2020.  

  


Com a suspensão do resultado do Sisu 2020, cronograma do ProUni e do Fies também é afetado
 


Histórico 

No dia 18 de janeiro, um dia depois da divulgação das notas individuais, o MEC admitiu inconsistência na nota de alguns candidatos, após estudantes terem publicado nas redes sociais que perceberam divergência entre o número de acertos e as notas. Leia mais aqui.  


Depois disso, o MEC afirmou ter revisado todas as notas e encontrado inconsistência em 5.974 provas. Além disso, o prazo de inscrição no Sisu foi ampliado em dois dias, até domingo, 26 de janeiro.    


 Segundo o MEC, o Sisu 2020 teve 1.795.211 inscritos e 3.458.358 inscrições (cada candidato pode escolher dois cursos).


Confira algumas universidades que adiaram a divulgação do resultado de seus processos seletivos:  


Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): cancelou a divulgação do resultado do Vestibular Misto 2020 até a definição sobre as notas do Enem.  


Universidade Federal do Pará (UFPA): informou que só divulgará o resultado do Processo Seletivo 2020 quando houve definição sobre as notas do Enem.  


Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): informou que o cronograma do processo seletivo de vagas suplementares para estudantes negros que fizeram as provas do Enem de 2017 a 2019 também está suspenso.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade