Publicidade

noticias

Unicamp sobe no ranking da QS

Critérios priorizam reputação acadêmica, qualificação do corpo docente e produção científica

| Da redação - ViaEPTV -

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) subiu 13 posições no ranking da QS World Universities, organização que avalia o desempenho de instituições de ensino internacionalmente, e agora ocupa a 215ª posição entre as 800 melhores universidades do mundo e a segunda entre as 21 brasileiras que aparecem no levantamento. O resultado foi divulgado na segunda-feira (10). A USP é a melhor colocada entre as brasileiras, ocupando a 127ª posição. A terceira melhor colocada é a UFRJ, na 284ª posição.

O coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, disse que, a exemplo do que já havia ocorrido em 2011 e 2012, a Universidade de Campinas galgou novamente posições no Ranking QS 2013. A 215ª posição obtida, relembrou ele, “consolida essa tendência ascendente dos nossos indicadores acadêmicos, colocando-a como uma das mais destacadas universidades do Brasil e da América Latina”.

Ainda segundo Crósta, vale destacar que os critérios adotados pelo QS dão prioridade a fatores como a reputação acadêmica, a percepção dos empregadores sobre os alunos que forma, a qualificação do corpo docente e a produção acadêmica medida por critérios objetivos e ponderados em relação à dimensão do corpo docente.

Isso permite, em sua opinião, que seja analisada, de fato, a qualidade do trabalho de formação de alunos e de produção de conhecimento novo, independentemente do tamanho da universidade. “O grande fator que vem impulsionando esse desempenho crescente da Unicamp, e a consequente ascensão no ranking QS, é, sem dúvida, o admirável comprometimento dos docentes, alunos e funcionários com as metas de qualificação acadêmica da nossa instituição”, frisou o coordenador-geral.

O ranking inglês traz a lista das melhores universidades considerando o desempenho acadêmico nas áreas de Artes e Humanidades, Ciências Naturais, Engenharia e Tecnologia da Informação, Ciências Sociais e Ciências da Vida. A lista é feita com base na opinião de acadêmicos de todo o mundo, de empregadores e no número de citações científicas das instituições.

Como em anos anteriores, o ranking QS 2013 foi encabeçado pelo americano Massachusetts Institute of Technology (MIT), seguido pela conceituada Universidade Harvard e da Universidade de Cambridge, instituição do Reino Unido. Dentre as dez melhores universidades do mundo, sete são americanas.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade