Publicidade

noticias

Escola do CNPEM oferece bacharelado para formar cientistas

Até 15 de dezembro, estão abertas inscrições para processo seletivo da Ilum Escola de Ciência, criada pelo centro de pesquisa de ponta ligado ao MCT

| Da Redação -

A Ilum vai oferecer uma formação interdisciplinar, com ênfase na pesquisa
 

Estão abertas, até 15 de dezembro, as inscrições para a primeira turma de Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação da Ilum Escola de Ciência. A iniciativa é ligada ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), centro de pesquisa ponta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 


Ao todo são oferecidas 40 vagas, com início das aulas previsto para 15 de fevereiro de 2022. As inscrições podem ser feitas no site da Ilum: https://ilum.cnpem.br.  


A Ilum fica localizada em Campinas (SP), mas está aberta para receber jovens de todo o país.  


O curso, com três anos de duração em período integral, é gratuito e pelo menos metade das vagas será destinada a estudantes vindos da escola pública. Os alunos aprovados terão moradia, alimentação e transporte custeados pela escola, e um computador pessoal para uso durante os três anos de formação.  


A Ilum conta com financiamento do Ministério da Educação (MEC) e foi avaliada como de excelência pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), recebendo a nota máxima, 5. Essa avaliação considera o projeto pedagógico, a infraestrutura e a qualificação do corpo docente.  


Seleção  

O preenchimento do formulário de inscrição é a primeira etapa do processo seletivo. No formulário é requisitado uma Manifestação de Interesse do candidato. 


Além disso, a seleção vai considerar ainda a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, na última fase, o aluno passará por entrevista com a comissão de avaliação do curso.  


"O perfil de alunos que buscamos é o do jovem curioso, com um interesse genuíno pela ciência, que busca respostas para as questões reais que o mundo do século XXI enfrenta. É um projeto baseado na mão na massa e na mente trabalhando. O grande objetivo é a formação de cientistas, com um aprendizado profundo", afirma Adalberto Fazzio, diretor da Ilum .
 

O corpo docente da escola é formado por professores seniores, com reconhecida contribuição científica, e por professores pesquisadores, jovens doutores e pós-doutores com jornada integral e dedicação exclusiva à escola. Os laboratórios contam com equipamentos de ponta.  


Formação interdisciplinar 

A proposta da Ilum é formar profissionais com uma base sólida em ciências e tecnologia, aptos a atuarem em diversos segmentos, capacitando os futuros cientistas a seguir carreira na pesquisa, na docência, em laboratórios de empresas privadas e órgãos públicos, como especialistas em inteligência artificial, aprendizado da máquina e análise de dados. Os estudantes que quiserem continuar a formação acadêmica serão capazes de seguir diretamente para o doutorado.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade