Tire suas dúvidas sobe as inscrições para o Enem 2018

Sistema permanece aberto até 18 de maio; todo aluno da rede pública tem direito à gratuidade, mesmo que não tenha pedido isenção da taxa

    • Da Redação
    • /
    • Maria Marta Picarelli Avancini

Você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018? Então, não perca tempo, pois são apenas duas semanas de prazo. Para ajudar você, o Virando Bixo montou um guia rápido com as principais dúvidas.  

As provas do Enem 2018 serão aplicadas em 4 e 11 de novembro.   


Prazo de inscrição - o sistema abriu nesta segunda-feira (7/5). Os interessados podem se inscrever até 18 de maio, até das 23h59 (horário de Brasília).  

Taxa de inscrição - o valor é R$ 82, o mesmo do ano passado. Os candidatos devem baixar na página do participante a guia de pagamento (GRU).  

Pagamento da taxa de inscrição o pagamento deve ser feito até 23 de maio em bancos, agências dos Correios e casas lotéricas.  

Isenção da taxa todas as pessoas que querem fazer o Enem 2018 devem se inscrever, mesmo quem solicitou a isenção da taxa e quem entrou com recurso, independentemente do resultado.
Atenção: alunos da rede pública terão gratuidade da taxa de inscrição, mesmo que não tenha feito o pedido no prazo.  

Como fazer a inscrição existem dois caminhos na Página do Participante, o Simplificado e o Completo.  

Quem já solicitou a isenção (mesmo que tenha sido recusada) e quem tentou justificar a ausência (mesmo que não tenha sido aceita) passarão pelo Sistema Simplificado, pois parte das informações já está no sistema. Basta usar o CPF e senha previamente cadastrada para acessar o sistema.  

Todos os demais candidatos, inclusive os estudantes de escola pública que não pediram isenção da taxa de inscrição, passarã.o pelo Sistema Completo.  

Atendimento especializado - os participantes do Enem 2017 que tiveram laudo de comprovação do CID aprovado não precisarão apresentar novo laudo em 2018, se a solicitação for para a mesma necessidade.    

Acesse a Página do Participante para fazer a inscrição. 

Leia os tutoriais do Ministério da Educação (MEC).






Comentários

Confira também