Consulte o calendário e as orientações para o Encceja 2018

Inscrição é grátis e pode ser feita entre 16 e 27 de abril; quem faltar sem justificativa terá de pagar taxa de ressarcimento ao Inep

    • Da Redação
    • /
    • Maria Marta Picarelli Avancini

O calendário e as orientações para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 já foi divulgado pelo Ministério da Educação. O exame é voltado para adultos não concluíram os estudos na idade esperada e querem um certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.  

Para prestar o Encceja e obter o certificado de ensino fundamental, é preciso ter no mínimo 15 anos. Para o certificado de ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.   

Só quem conseguir a nota mínima na prova receberá o certificado.  A nota é calculada por meio de uma metodologia específica, com base nas notas dos estudantes que fizerem a prova.  

Quem não conseguir o certificado pode ter, ainda uma declaração de proficiência por área do conhecimento - caso obtenha a nota mínima em uma das quatro  áreas avaliadas - ciências da natureza, ciências humanas, matemática, linguagens, além da redação. 

Em 2018, as inscrições serão entre 16 e 27 de abril. As provas serão realizadas no dia 5 de agosto.  

Calendário completo  

14/4/2018: Publicação do Edital do Encceja Nacional 2018  

16/4 a 27/4/2018: Inscrições no site do Encceja  

5/8/2018: Prova Encceja 2018  

O gabarito será divulgado no 10º dia útil após a prova (provavelmente em 17/8) , e o resultado será divulgado no início de outubro.  

Além do Encceja Nacional, haverá do Encceja Exterior (em 16/9/2018), Encceja Exterior PPL (para pessoas privadas de liberdade fora do país, nos dias 17 e 21/9/2018) (Pessoas Privadas de Liberdade fora do país) .  

Ausência 

A novidade em 2018 é em relação à justificativa de ausência. O Encceja continua sendo gratuito, mas se o estudante se inscrever, não comparecer para fazer a prova sem uma justificativa, terá de pagar uma taxa de ausência ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (Inep). A medida foi tomada porque em 2017, cerca de 60% dos 1,5 milhão de inscritos faltaram.  Quem faltar sem justificativa não poderá fazer o Encceja 2019. 

Consulte o edital do Encceja 2018. 

Assista ao vídeo do canal Química em Foco do YouTube, a seguir. O professor Gui Vargas explica direitinho o que é o Encceja e como é a prova. 






Comentários

Confira também