Instituto federal oferece 5,9 mil vagas em cursos técnicos no estado de São Paulo

Candidatos podem se inscrever até 5/11; seleção será feita por meio de análise do histórico escolar

    • Virando Bixo
    • /
    • Virando Bixo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) divulgou o editar do processo seletivo para ingresso, no primeiro semestre de 2018, nos cursos técnicos de nível médio. São três modalidade de curso: integrado, concomitante ou subsequente ao ensino médio.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 9 de outubro a 5 de novembro, pelo site https://processoseletivo.ifsp.edu.br/. A seleção será feita por meio de análise de histórico escolar, ou seja, não haverá prova.

A instituição oferece 5.942 vagas, em todos os câmpus da Rede IFSP. Em Campinas, serão ofertados quatro cursos, com um total de 160 vagas:

* Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio - 4 anos - Matutino - 40 vagas.
* Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – 4 anos – Matutino – 40 vagas (Obs.: No Edital, ainda não consta esse curso, mas ele estará disponível para inscrição).
* Técnico em Eletroeletrônica Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio - 4 semestres - Noturno - 40 vagas.
* Técnico em Informática Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio - 3 semestres - Matutino - 40 vagas.

 

Aula no Ifesp em Hortolândia (SP) (Foto: Divulgação/Ifesp)

 

Como se inscrever

1. Criar um cadastro no Portal do Candidato.

2. Preencher o formulário eletrônico de inscrição e o questionário socioeconômico.

Todo o processo de criação de cadastro e preenchimento eletrônico da inscrição está detalhado no item 4 do edital. É importante ressaltar que o candidato deverá anexar o seu histórico escolar ou documento correspondente no momento da inscrição.

A lista preliminar das inscrições será divulgada no dia 28 de novembro. A relação final deve sair no dia 20 de dezembro.

Nome social

Em consonância com a Portaria IFSP N°2.102, de 13 de maio de 2014, o Instituto assegura ao candidato transgênero o direito de ser tratado pelo gênero e pelo nome social durante a realização do processo seletivo. Para tanto, deverá entregar, na secretaria do câmpus ofertante do curso para o qual se inscreveu, dentro do prazo de inscrição, o formulário constante no anexo V.

Entenda as modalidades de curso

Integrados: Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa o ensino médio e o técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o ensino fundamental.

Concomitantes: Os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no ensino médio em outra escola.

Subsequentes: Nos cursos écnicos subsequentes ao ensino médio, o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio.

O edital e os documentos previstos na seleção estão disponíveis no link: https://goo.gl/NTuCqt.
 



Comentários

Confira também