Saiba quais são as possibilidades para você utilizar a nota do Enem

Dependendo da finalidade, candidato pode usar a nota obtida a partir de 2010

    • Virando Bixo
    • /
    • Virando Bixo

Você conhece todas as maneiras como pode usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

Dependendo da finalidade (ingresso numa faculdade, solicitar bolsa de estudo ou financiamento para pagar as mensalidades), nota obtida no exame pode ser usada por vários anos. O Enem é muito importante para quem quer fazer uma faculdade, pois é amplamente aceito - mais de 120 instituições aceitam total o ou parcialmente a nota do Enem para ingresso.

Este ano, o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.

Acompanhe as dicas a seguir:

Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal porta de entrada para o Para entrar em instituições públicas, inclusive as universidades federais. Universidades de ponta como a Universidade de São Paulo (USP) também aceitam o Enem, via Sisu.

Nesse caso, a nota só é valida por um ano - quem fizer o Enem em 2017 só poderá usar a nota para tentar uma vaga via Sisu no ano ede 2018, por exemplo. O Sisu abre dois processos seletivos, em janeiro e em julho.

ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um sistema do Ministério da Educação (MEC) que garante acesso  a instituições privadas com descontos de 50% e 100% nas mensalidade.

A validade do Enem é a mesma que o Sisu - um ano. São dois processos seletivos, em janeiro e em julho.

Fies
O Financiamento Estudantil (Fies) permite que o estudante use as notas no Enem a partir de 2010.

Bolsas de estudo
Diversas instituições de ensino privadas aceitam o Enem como integral ou parcipalmente para o ingresso. Se você tem interesse em fazer um curso numa universidade ou faculdade privada, fique atento e informe-se na instituição de seu interesse, pois existem boas oportunidades e descontos significativos.

Saiba mais sobre os programas oficiais que aceitam o Enem:

Sisu:

 

 



Comentários

Confira também