Novo Fies vai oferecer 310 mil vagas em três modalidades a partir de 2018 - Virando Bixo

Publicidade

noticias

Novo Fies vai oferecer 310 mil vagas em três modalidades a partir de 2018

Regras atuais continuam valendo para o processo seletivo do segundo semestre deste ano

| Virando Bixo -

O programa Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC), vai mudar em 2018. As mudanças foram anunciadas nesta quinta-feira (6).

O programa, chamado Novo Fies será dividido em três modalidades. No total, serão oferecidas  310 mil vagas, das quais 100 mil a juros zero, para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

As mudanças não modificam o processo de seleção para o Fies no segundo semestre de 2017, que continua funcionando pelas regras em vigor atualmente. Ou seja, podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e tiveram média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação maior que. O estudante também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Nesta sexta-feira (7), será publicada a portaria com o cronograma do Fies no segundo semestre de 2017. As vagas ofertadas serão divulgadas no site do Fies no dia 24/7 e as inscrições deverão ser feitas de 25 a 28 de julho.

O resultado dos candidatos pré-selecionados para o segundo semestre de 2017 e a abertura da lista de espera ocorrerão no dia 31.

Conheça o Novo Fies
Fies 1:
Na primeira modalidade, o Fies ofertará 100 mil vagas por ano, com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de três salários mínimos.
Nesta modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando a sua capacidade de renda com parcelas de, no máximo, 10% de sua renda mensal.

Fies 2:
Na segunda modalidade, serão ofertadas 150 mil vagas em 2018 para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Podem participar alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. Os juros serão baixos.

Fies 3:
Na terceira modalidade, serão ofertadas 60 mil vagas em 2018. O MEC discute com o Ministério do Trabalho uma nova linha de financiamento que pode garantir mais 20 mil vagas adicionais em 2018.
O Fies terá como fontes de recursos o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os fundos regionais de desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com juros baixos para estudantes com renda familiar per capita mensal de até cinco salários mínimos.
 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade