Publicidade

noticias

Entenda como será o Enem a partir de 2017

Exame será realizado em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro

| Virando Bixo -

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai mudar a partir deste ano. Nesta quinta (9), o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram algumas novidades para  o exame. Parte das mudanças foi decidida com base numa consulta pública realizada pelo Inep no meses de janeiro e fevereiro.

Em 2017, o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. 

As inscrições para o Enem 2017 serão de 8 a 19 de maio.

Os resultados do Enem 2017 serão divulgados em 19 de janeiro de 2018.

Saiba como fica o Enem:

Datas:  O Enem passará a ser realizado em dois domingos seguidos, ao invés de em um único fim de semana.

Provas: o Enem continua no formato de provas impressas.

Redação: a prova de redação será realizada no primeiro domingo de aplicação do exame. 

Divisão das provas: no primeiro domingo de aplicação serão realizadas as provas de redação e de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. , com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.  

Certificação: o Enem deixa de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja). 

Isenção: será concedida a concluintes do ensino médio de escolas públicas e pessoas contempladas pela Lei 12.799/2013 (sobre a isenção de pagamento de taxas para inscrição em processos seletivos de ingresso nos cursos das instituições federais de educação superior). Passam a ser beneficiados os cadastrados no CadUnico do Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária. 

Para ter direito à isenção será preciso informar, no ato da inscrição, o número de Identificação Social (NIS). Até 2016, o benefício era concedido mediante autodeclaração.

A partir de 2017, o participante que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição e não comparecer para a realização das provas perderá o benefício da gratuidade para o Enem 2018.

Segurança: os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores. 

Pessoas com deficiência/ atendimento especializado: a partir de 2017, a solicitação de tempo adicional deverá ser feita no ato da inscrição e não mais na hora da prova. As pessoas com deficiência e que, por esse motivo, precisam de tempo extra, terão que inserir um documento comprobatório que motive a solicitação desse atendimento. 

Sabatistas: os candidatos que guardam o sábado por questões religiosas não ficarão mais submetidos ao confinamento de 5 horas.  

Sisu, Fies e ProUni: o Enem continuará a oferecer resultados por área de conhecimento, individual de cada participante. Além disso, seus resultados continuarão a ser usados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni), entre outros. 

Enem por Escola: não haverá mais resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e servirá para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.

Veja o vídeo do Ministério da Educação (MEC) sobre as mudanças no Enem:

 

 

Consulta

Foi realizada entre 18 de janeiro a 17 de fevereiro e teve 601.352 respostas.  A população foi consultada sobre três aspectos. A primeira pergunta questionava se a aplicação deveria manter o formato atual, em dois dias, ou ser realizada em apenas um dia, com uma prova de até 100 questões e redação, e 5 horas e 30 minutos de duração. Trinta e seis por cento dos respondentes votaram por prova em um dia, mas a maioria, 63,7%, preferiu a manutenção em dois dias. 

A segunda pergunta complementava a anterior ao consultar a população se, caso o exame continuasse sendo aplicado em dois dias, quais deveriam ser essas opções. Quarenta e dois por cento votaram por provas em dois domingo seguidos, 34% por domingo e segunda-feira (que se tornaria um feriado escolar), e 23%, a minoria, votaram pela manutenção das provas no sábado e domingo de um mesmo fim de semana. 

A terceira questão buscou a opinião dos brasileiros sobre a aplicação do Enem por computador, mas 70% votaram contra.  

Também foi dada ao participante a oportunidade de fazer sugestões para o aprimoramento do exame em um texto de, no máximo, 300 caracteres.

 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade