Publicidade

noticias

Intensa produção de informação abre espaço para jornalistas como curadores de notícias

"São muitas as perspectivas para quem se gradua", afirma diretor de faculdade

| ViaEPTV -

Sempre um dos cursos mais concorridos nos principais vestibulares do país, o Jornalismo vem abrindo novos espaços para quem se sente atraído por essa profissão. Se por um lado as mídias tradicionais, como jornais, revistas e TVs, também sofrem com a crise econômica, por outro aparecem várias alternativas para os profissionais da área. “Como se produz muita informação atualmente, nunca se precisou tanto de curadores de notícias, como são os jornalistas”, avalia Lindolfo Alexandre de Souza, diretor da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas.

Para ele, são muitas as perspectivas para quem se gradua numa faculdade de Jornalismo. “Muitos falam que o mercado de trabalho é restrito, mas somente para aqueles que entendem que só as redações de jornais podem ser espaço dos jornalistas”, afirma. “Como produtor de conteúdo e curador da notícia por excelência, o curso oferece oportunidades para trabalhar em empresas, com inovação, como empreendedor, enfim, vários cargos com base no relato jornalístico dos fatos”.

Souza diz que o mercado atual está propício para o profissional “transmidiático, empreendedor e gestor de comunicação, sem que se abra mão dos fundamentos que caracterizam a profissão: humanístico, ético, crítico e reflexivo”.

O curso tem quatro anos de duração, período em que o estudante passará por disciplinas teóricas, como antropologia, economia, filosofia, sociologia e ética, e práticas, incluindo produção de revistas, jornais impressos, programas de rádio e TV, ensaios fotográficos, séries de reportagem e produções de vitrine em um portal de notícias.

Para um profissional em início de carreira, o Sindicato de Jornalistas do Estado de São Paulo prevê como piso salarial R$ 2.719,00 para cinco horas de jornada de trabalho diário. 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade