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Área de Logística e Serviços tem boa oferta de vagas e poucos profissionais com formação ampla

Diretora da PUC-Campinas explica diferença entre curso de tecnólogo e bacharelado

| ViaEPTV -

Com vasto campo a ser explorado no Brasil, a área de logística e serviços tem boa oferta de vagas e pouca disponibilidade de profissionais com formação ampla. O diagnóstico é da mestre em Administração de Empresas Rosane Maria Soligo de Mello Ayres, diretora-adjunta da Faculdade de Administração – Logística e Serviços da PUC-Campinas.

Segundo ela, é preciso diferenciar a formação em cursos de tecnólogo, de duração mais curta, daquela mais ampla, que um curso de graduação em Administração em Logística e Serviços traz para o futuro profissional. “A aquisição de conhecimentos e competências é mais extensa e aprofundada, considerando a carga horária ampliada”, explica. “Enquanto a formação de tecnólogo favorece a atuação profissional específica em operações logísticas, o bacharelado em Administração possibilita uma atuação profissional mais ampla e variada nas áreas da cadeia produtiva, além de proporcionar o acesso não apenas a cargos em organizações privadas, mas também a concursos, cargos e carreira nas organizações públicas”.

Além de estudantes concluintes do Ensino Médio, o curso costuma atrair o interesse de profissionais já graduados que têm o objetivo de atuar como gestores na área de cadeia de suprimentos, ou seja, o ciclo de processos para criação, produção, comercialização e entrega de produtos e serviços entre o ponto de fabricação e o ponto de consumo de uma organização pública ou privada, nacional ou multinacional.

O curso tem duração de quatro anos, nos quais o aluno estudará temas como teorias administrativas, gestão de pessoas, finanças, marketing, operações, economia, ciências sociais, noções de matemática e estatística, logística de distribuição, custos logísticos, administração estratégica da cadeia de suprimentos, logística internacional e decisões aplicadas à logística e serviços.

“A busca pela especialização depois da graduação pode não ser indispensável, mas, considerando a atuação global de muitas empresas, a formação complementar em comércio exterior pode ser um diferencial profissional valorizado pelo mercado de trabalho para logística e serviços”, antecipa Rosane.

Depois de formado, o profissional poderá atuar em diferentes áreas de gestão, como operações, cadeia de suprimentos, compras, produção, marketing e finanças. Para o cargo de supervisor, o salário inicial gira entre R$ 3.500,00 e R$ 4.000,00. Para cargo gerencial, o salário é, em média, de R$ 6.000,00. Para cargo de diretor de Operações, vai ficar entre R$ 15.000,00 e R$ 20.000,00. 


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