Publicidade

noticias

Professora de Nutrição fala sobre a carreira e a diferença para profissão de gastrônomo

Maiores desafios para o profissional estão relacionados à prevenção e à promoção da saúde

| ViaEPTV -

No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista. A professora do curso de Nutrição do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) Rita de Cássia Garcia Pereira fala sobre a profissão, o mercado de trabalho e a diferença para a carreira de gastronomia, entre outros pontos.

A docente acredita que os maiores desafios para o profissional estão relacionados à prevenção e à promoção da saúde, “pois as doenças crônicas são grande causa de morte ainda no Brasil, sendo que, em sua maioria, há a alimentação inadequada como ponto de partida”. “Além disso, a grande maioria da população quer um corpo saudável e belo já na primeira consulta, o que é impossível, pois trabalhamos com educação e modificação de comportamento, algo que leva tempo para se ajustar à rotina diária”, observa.

Outro ponto destacado por ela é a indústria alimentícia que, de acordo com Rita, “persiste em formular alimentos engordativos e nutricionalmente insignificantes, porém, de alto consumo, principalmente para as crianças”. “Ainda somos um país de desigualdades sociais, e essas desigualdades refletem na alimentação, seja em excesso ou em privações, gerando problemas de saúde em função da alimentação e de hábitos inadequados”, comenta.

Em relação à profissão, a docente acredita que deveria ser mais valorizada. “Comer é algo que fazemos de quatro a cinco vezes ao dia, por toda a vida, e ainda fazemos errado. Penso que o nutricionista é um profissional que cabe em qualquer situação na saúde das pessoas, tanto para a manipulação do alimento quanto para a orientação alimentar e, por esse fator, deveria se encaixar com mais afinco na vida das pessoas”, reflete.

Mas, segundo Rita, o mercado de trabalho tem demonstrando crescimento gradativo. “Esse fato nos leva a crer que a profissão tem sido importante na vida das pessoas, principalmente nos últimos anos”. Diz. “(É uma carreira) relativamente nova, surgiu há mais ou menos 60 anos e nem todos estão acostumados a cuidar da alimentação tendo o profissional como mediador. Por outro lado, a grande expansão dos cursos de nutrição demonstra um mercado de trabalho bastante promissor e ampliado”, diz.

Para ela, isso demonstra que a sociedade em geral está mais preocupada com o culto ao corpo e com a saúde em geral, “não podendo dissociar a alimentação desta última”. “Sendo assim, o profissional nutricionista é aquele que vai elucidar e auxiliar, orientar e traduzir a ciência da nutrição para o uso diário dos alimentos no prato das pessoas. O número de consultórios tem crescido grandemente. Ainda em expansão, o mercado relacionado à indústria de alimentos também tem absorvido o campo da nutrição, assim como os spas, as casas geriátricas, o mercado hoteleiro, o home care, o personal diet e a área de esportes”, salienta Rita.

A carreira é constantemente confundida com a de gastronomia. A professora esclarece que o nutricionista é também um gastrônomo, pois tem disciplinas afins com a área. “O nutricionista, além de aprender a técnica dietética relacionada às transformações do alimento, à sua composição e tecnologia, aprende a cozinhar, pois seu objeto de trabalho é o alimento em sua totalidade. A diferença é que o nutricionista é um profissional mais completo, pois o campo da nutrição compreende o alimento desde sua produção até o consumo pela população”, explica. 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade