Publicidade

noticias

1ª fase da Unicamp acontece neste domingo; Virando Bixo trará resolução da Oficina

Etapa será composta por 90 questões de múltipla escolha

| ViaEPTV -

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) realiza neste domingo (23), às 13h, a 1ª fase do Vestibular 2015. O Virando Bixo trará, após as 18h30, a resolução da prova realizada pelos professores do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, de Campinas.

 

No Estado de São Paulo, as provas serão aplicadas em quatro novas cidades: Presidente Prudente, Guarulhos, Mogi das Cruzes e São João da Boa Vista. Assim, a partir deste ano, serão 20 cidades no Estado.

As outras 16 são Bauru, Campinas, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.  Fora do Estado de São Paulo, a única capital neste ano a receber as provas é Brasília.

Saiba onde fazer a prova da 1ª fase

A partir deste ano, a Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto) não participa mais do vestibular da Unicamp.

A Unicamp aplicará as provas para candidatos com deficiência também na cidade de São Paulo, e não apenas em Campinas, como até o ano passado.

Orientações

O candidato deve comparecer ao seu local de prova, preferencialmente, com uma hora de antecedência. O tempo máximo de prova na 1ª fase é de cinco horas e o mínimo, de três horas e 30 minutos.

O candidato deve comparecer munido do original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta ou azul em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana, lenço, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova.

O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo. Outros tipos de relógios devem ficar no chão, ao lado da carteira apenas para consultar a hora. A Unicamp fornecerá embalagens nas quais o candidato deverá guardar o aparelho celular desligado.

Ao entrar na sala de prova e receber a embalagem, o candidato deverá desligar imediatamente o aparelho celular e colocá-lo na embalagem. Os candidatos devem retirar os celulares das embalagens após saírem do prédio.

Provas

A 1ª fase neste ano será composta por 90 questões de múltipla escolha (até o ano passado eram 48). As questões serão distribuídas da seguinte maneira: 14 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 14 questões de Matemática, 9 questões de História, 9 questões de Geografia, 1 questão de Filosofia, 1 questão de Sociologia, 10 questões de Física, 10 questões de Química, 10 questões de Biologia, 8 questões de Inglês, além de 4 questões interdisciplinares. Cada questão terá quatro alternativas.

A lista de aprovados na 1ª fase será divulgada no dia 15 de dezembro. A 2ª fase acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de janeiro.

Já aconteceram as provas de habilidades específicas para candidatos aos cursos de Música, no período de 25 a 29 de setembro. Para os demais cursos (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de habilidades específicas ocorrerão no período de 19 a 22 de janeiro.

O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) prevê que estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio na rede pública brasileira recebam 60 pontos a mais na nota final da 2ª fase.

Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas também têm, além dos 60 pontos adicionais, mais 20 pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ter sido indicada no formulário de inscrição.

Concorrência

Um total de 77.128 candidatos se inscreveu para o Vestibular 2015 da Unicamp, batendo novo recorde.  É o sexto ano consecutivo em que a universidade registra crescimento do número de concorrentes.

Nas duas últimas edições (2013 e 2014), o vestibular teve 67.403 e 73.818 inscritos, respectivamente. Neste concurso, são oferecidas 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos. A relação candidatos por vaga geral subiu de 21,3 no vestibular passado para 23,2 nesta edição.

As 10 carreiras mais concorridas no ano passado mantiveram as posições no Vestibular 2015. Medicina ocupa a 1ª colocação – como ocorre desde que a Unicamp desenvolveu seu vestibular próprio –, com 204 candidatos por vaga.

Em seguida, vêm as carreiras de Arquitetura e Urbanismo (115 c/v), Engenharia Civil (54 c/v), Comunicação Social-Midialogia (51 c/v), Engenharia Química – Integral (46 c/v), Ciências Biológicas – Integral (46 c/v), Engenharia de Produção 38 (c/v), Geologia (33 c/v), Engenharia Mecânica (29 c/v) e História (27 c/v).

Confira a concorrência de todos os cursos

Novidades

O Vestibular 2015 da Unicamp traz várias novidades em relação às últimas edições. Uma delas é a prova de redação, que será aplicada na 2ª fase.

No 1º dia da 2ª fase, além da redação (dois textos de gêneros diversos), haverá prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. No 2º, as provas serão de Matemática, História e Geografia. O último dia terá provas de Física, Química e Biologia. Todas as disciplinas proporão seis questões dissertativas.

A divulgação da chamada para matrícula virtual será realizada no dia 2 de fevereiro. A matrícula virtual deverá ser efetuada nos dias 3 e 4 do mesmo mês. A 1ª chamada sairá no dia 6 de fevereiro.

Confira mais informações no Manual do Candidato.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade