Publicidade

noticias

Após crescimento de 20%, setor de gastronomia tem bom campo de trabalho

Profissional da área pode optar por várias frentes de atuação

| ViaEPTV -

A ECD, consultoria especializada em serviços alimentares, realizou um estudo que mostra que o segmento de gastronomia cresceu 20% no Brasil, em 2014. Isso se deve, de acordo com esse levantamento, aos investimentos em turismo feitos tanto pelo governo federal quanto pelos Estados.

Para a coordenadora do curso superior em Gastronomia da USF (Universidade São Francisco), Andreia Pimentel, esse dado é um dos indicadores de que o setor hoje abre boas oportunidades de trabalho. Bacharel em Hotelaria, com pós-graduação em Gastronomia Internacional e especialização em culinária francesa e peruana, Andreia explica que o profissional da área pode optar por várias frentes de trabalho.

Pode, por exemplo, ser chefe de cozinha, consultor e gestor ou proprietário de negócios gastronômicos. Também pode atuar na produção industrial, desenvolvendo novos produtos em indústrias alimentícias, ou nos ramos de enologia, confeitaria e panificação. E ainda numa atividade que vem crescendo nos últimos anos, a de personal chef, na qual trabalha como contratado para organizar cardápios e receitas em residências particulares.

Andreia diz que o profissional de gastronomia deve ter um perfil empreendedor, gostar da área de serviços e saber se relacionar com diferentes tipos de pessoas. O curso na USF tem duração de quatro semestres. “As principais matérias são as práticas, como habilidades básicas, bases e molhos e toda cozinha nacional e internacional”, detalha a coordenadora. “Elas exigirão do estudante habilidade e agilidade na cozinha”.

Após a conclusão do curso, é fundamental se manter atualizado para identificar tendências. “Vale a pena o recém-formado investir numa especialização”, destaca Andreia. “Ter experiência internacional na área escolhida para atuação também pode ajudar na carreira”.

Em 2015, a USF enviará 17 alunos para estagiar na França com gratificação em euros. A universidade também mantém convênios para estágios remunerados com restaurantes e hotéis de Campinas, onde o curso de Gastronomia é oferecido. O salário inicial para os profissionais do setor gira em torno de R$ 2 mil.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade