Publicidade

noticias

As 5 opções de cursos para se qualificar profissionalmente

Ao contrário do que muitos pensam, o bacharelado não é a única opção de formação para se preparar para o mercado de trabalho

| Da Redação -

Os cursos técnicos, como os oferecidos pelas Etecs, são uma possibilidade de formação profissional de nível médio
 

 Uma das principais dúvidas de quem via prestar vestibular, além da área de conhecimento, é o tipo de curso escolher. A dúvida surge porque no Brasil existem vários tipos de curso superior aceitos pela legislação. Também existem cursos que garantem uma qualificação profissional formais e livres.  


Ou seja, a graduação convencional, como a gente vê na maior parte das universidades não é o único tipo de curso e não é, necessariamente, o melhor para você, para os seus objetivos de vida e profissionais.  


Então, para orientar quem está nessa busca, o QCarreira preparou um material especial para orientar o público do Virando Bixo.  


Existem cinco tipos de cursos para você se qualificar profissionalmente. Confira, a seguir as definições e explicações de Ester Pinha, gestora do QCarreira.  


Cursos livre: não são regidos por lei, costumam ter menor duração, focados em aprendizado pontual para qualificação profissional ou pessoal em alguma área específica. São ótimos para aprender técnicas e conhecimentos específicos, que você já pode colocar rapidamente em prática!  


Técnico: Você já deve ter ouvido falar nos cursos técnicos, não é mesmo? Pode até ter confundido esse tipo de curso com graduação tecnológica, devido ao termo tecnólogo. Mas são dois tipos de formação muito diferentes: enquanto alguém formado em um curso de graduação tecnológica conquista o grau em educação superior, o aluno que se forma em um curso técnico tem um nível médio.  


Esse tipo de educação é acessível aqueles que ainda não finalizaram o ensino médio ou já concluíram seus estudos e estão em busca de uma formação rápida para ingresso no mercado de trabalho. Os cursos técnicos não têm o peso de uma faculdade, mas podem ser uma ótima opção para quem procura se posicionar dentro do mercado e buscar por uma vaga de emprego.  


Existem cursos técnicos integrados ao ensino médio (ou seja, o aluno cursa os dois ao mesmo tempo) e também há técnicos que podem ser cursados por quem já concluiu o ensino médio, como uma formação complementar. Também existe a possibilidade de o aluno fazer o ensino médio numa escola e cursar um técnico em outra. No estado de São Paulo, as Etecs, ligadas ao Centro Paula Souza, oferecem este tipo de opção. As escolas do Sistema S Senac, Sesi, por exemplo também.  


Bacharelado: o Bacharelado é o mais tradicional dos cursos encontrado nas faculdades do país. Essa graduação concede o grau de bacharel. Esse tipo de curso prepara um profissional generalista em determinado assunto e com conhecimentos sólidos das profissões. O título de bacharel prepara o estudante para uma atuação ampla no mercado de trabalho. O objetivo é estar pronto para os principais desafios da atuação escolhida.  


Tecnólogo: Cursos tecnólogos estão cada vez mais comuns nas faculdades do país e esse fator é muito simples de entender: cada vez mais o mercado de trabalho necessita de profissionais especialistas e formados de forma rápida. Como sua duração é menor em relação ao bacharelado, sua grade curricular é muito mais voltada ás necessidades dos empregadores e não tem como objetivo formar profissionais genéricos, e sim, especializados. Esse modelo de curso também é conhecido como graduação tecnológica e os profissionais formados como tecnólogos, cursos de Gestão fazem parte desse tipo de formação.  


Licenciatura: é um grau de estudo adquirido através de algum curso de nível superior que formam profissionais licenciados em Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia, por exemplo, sendo assim, é uma modalidade de ensino superior indicado para quem quer lecionar.  


O desafio não é apenas entrar em um curso, mas sim permanecer nele até o final da graduação. Muitos estudantes acabam desistindo porque não gostaram do curso, isso acontece devido as escolhas que não estão alinhadas com os talentos e habilidades. Então, informe-se e aprofunde-se para fazer a melhor escolha para você! 

     


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade