Publicidade

noticias

Em História, saber conceitos conta mais do que memorizar fatos

Um bom desempenho no Enem e nos vestibulares, depende de o candidato compreender os processos históricos e a linguagem adotada na disciplina

| Da Redação -

A semana começa com as provas de História do Simulado Virando Bixo. Até domingo, os participantes respondem a 30 questões da disciplina, selecionadas por professores do curso e colégio Oficina do Estudante.
 


Embora o simulado esteja na terceira semana já foram liberadas provas de Matemática e Língua Portuguesa -, as inscrições permanecem abertas. Para participar, basta fazer o cadastro gratuito e começar a responder às questões.
 


O Virando Bixo é um projeto da EPTV para ajudar estudantes a se preparem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os principais vestibulares, que ainda vale prêmios: ao longo das semanas, a cada prova, os participantes somam pontos. O primeiro colocado da categoria Vestibulando ganha um carro 0 Km e o vencedor da categoria Treineiro, um intercâmbio oferecido pela CI Central de Intercâmbio. 
 


História é uma disciplina que tem um programa muito extenso no Enem e nos vestibulares, pois abrange história geral e história do Brasil. Então, qual é a melhor estratégia para os vestibulandos darem conta de tanta informação?
 


Segundo o professo Célio Tasinafo, que leciona história e é diretor da unidade Taquaral da Oficina o Estudante, é mais importante que o estudante domine os conceitos e o vocabulário específico da disciplina do que decore fatos e informações. Além disso, de acordo com o professor, nem sempre a melhor estratégia é estudar a partir de listas de "conteúdos que mais caem".
 


"Na verdade, essa preocupação com o que mais cai vem do costume dos professores delimitarem milimetricamente conteúdos para avaliações ao longo do ensino fundamental e ensino médio. E esse tipo de delimitação (capítulo, página, item) não existe para vestibulares", analisa Tasinafo.
 


"O aluno para ter bons resultados em história precisa dominar os conceitos e vocabulário específico da disciplina, ter grande capacidade de leitura e interpretação e noções sólidas de cronologia", complementa.

 

Outra dica importante é: história é uma disciplina relevante para todos os vestibulandos e não apenas para quem está prestando vestibular para a área de humanas. "Todas as disciplinas que são cobradas nos exames são essências, principalmente para os cursos mais concorridos nos quais qualquer centésimo pode fazer a diferença para aprovação", afirma o professor.
 


Segundo ele, os vestibulandos devem se lembrar que as matérias específicas a uma carreira/curso (matemática para engenharia, por exemplo) são dominadas por todos aqueles candidatos que têm reais chances de aprovação. Logo, um candidato a uma vaga em engenharia ganha diferencial competitivo com relação aos concorrentes quando vai bem também nas matérias que não são afeitas/dominadas pelos seus concorrentes.  


A seguir algumas dicas para estudar História e uma seleção especial de vídeos para ajudar quem está fazendo o Simulado Virando Bixo e estudando para os vestibulares:

- Muita leitura com qualidade (anotações, procura do significado das palavras desconhecidas) de todos os materiais relacionados à disciplina;  


- Fazer muitos exercícios, essenciais para o aluno dominar a estrutura das provas e como os assuntos são cobrados nas questões;  


- Estabelecer conexões entre os diferentes aspectos de uma época (sociedade, economia e política) evitar o estudo no "formato lego", com blocos de informações isolados e descontextualizados.  

 

Acompanhe a videoaula sobre Islamismo: 

 


 

Em História do Brasil, o conteúdo selecionado é sobre a Crise da Primeira República: 

 



Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade