Entenda como é o trabalho do administrador

Curso busca formar profissionais aptos a atuar em diversas áreas

    • ViaEPTV.com
    • /
    • Marcos Paulino

Administração é o gerenciamento de uma organização – pessoas e recursos – baseado nas informações disponíveis e expectativas futuras. “É a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar”, define a professora Rosângela Pereira, que coordena o curso de Administração do Isca Faculdades, de Limeira.



O curso de Administração tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar nas diversas áreas das organizações, como recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logística, financeira e orçamentária, sistemas de informações, planejamento estratégico, comércio exterior, empreendedorismo e serviços.

“Esse formato permite ao administrador a visão total da empresa, além do reconhecimento da interdependência e interação entre os diversos setores e profissionais na organização”, diz Rosângela.

Os princípios para administrar algo, segundo a coordenadora, são planejar, organizar, dirigir e controlar. De acordo com ela, as principais funções administrativas são fixar objetivos; analisar, conhecer os problemas; solucionar os problemas; organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos; liderar, comunicando, dirigindo e motivando as pessoas; negociar; tomar decisões; controlar, mensurando e avaliando.

Para Rosângela, espera-se do administrador que seja um profissional apto a liderar uma organização, por meio da condução adequada de sua equipe, com elevado poder de negociação, comunicação e apto a tomar decisões, tendo uma visão sistêmica e global da situação que administra.

Quanto ao mercado de trabalho, afirma a coordenadora do Isca Faculdades, o administrador tem um alto nível de empregabilidade. Ela explica que o administrador pode atuar em corporações de pequeno, médio e grande porte no âmbito privado e público; consultorias e auditorias; organizações não governamentais; bancos; governos federal, estadual e municipal; agroindústrias e setor de serviços, entre outros.



Comentários

Confira também