
*Por Patrícia Capovilla
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) antecipou em um dia a divulgação da lista de aprovados em primeira chamada do Vestibular Unicamp 2026, que estava prevista para sair nesta sexta-feira (23). O resultado, um dos mais aguardados pelos vestibulandos, já está disponível para consulta na página da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp). A divulgação da lista de aprovados nas modalidades Vagas Olímpicas e Enem-Unicamp está mantida para esta sexta-feira.
Ao todo, estão sendo convocados 2.530 candidatos nesta primeira chamada. Clique aqui para acessar a lista, por meio do número de inscrição e da senha do candidato.
Matrícula será online
Os estudantes aprovados deverão realizar a matrícula online, conforme o calendário já divulgado pela universidade, das 9h do dia 26 de janeiro até as 17h do dia 27 de janeiro.
As orientações detalhadas sobre os procedimentos de matrícula estão disponíveis na aba específica de cada modalidade de ingresso no site da Comvest. A universidade alerta que candidatos convocados em mais de uma modalidade com nome presente em listas diferentes deverão escolher em qual processo desejam se matricular. A matrícula deve ser realizada com a senha específica da modalidade escolhida, criada no momento da inscrição.
Os candidatos convocados em primeira opção que não realizarem a matrícula eletrônica dentro do prazo serão automaticamente excluídos da modalidade.
Próximas chamadas e notas
A segunda chamada do Ingresso Unicamp 2026 será divulgada no dia 2 de fevereiro. Ao todo, estão previstas oito chamadas para o Vestibular Unicamp 2026 e cinco chamadas para as modalidades Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas.
As notas individuais dos candidatos no Vestibular Unicamp 2026 estarão disponíveis para consulta a partir da próxima segunda-feira, 26.
Bancas de heteroidentificação
Os candidatos aprovados pelo sistema de cotas étnico-raciais que autorizaram o uso de fotografia e tiveram a autodeclaração validada na etapa inicial receberão um e-mail com a confirmação da validação e instruções para a matrícula.
Já os candidatos que não autorizaram o uso da fotografia ou que não tiveram a validação inicial aprovada deverão passar pelas bancas de heteroidentificação, de forma remota, via Google Meet, antes do início do processo de matrícula. As orientações sobre data, horário e acesso à banca estarão disponíveis no site da Comvest e também serão enviadas por e-mail.
A validação definitiva da autodeclaração somente ocorre após a avaliação do fenótipo pela Comissão de Averiguação, conforme estabelece a resolução GR-074/2020, ficando a matrícula condicionada à aprovação nesse processo.
Matrícula em segunda opção
Os candidatos convocados para cursos escolhidos como segunda opção deverão realizar a matrícula pela internet e poderão optar por aguardar uma possível vaga no curso de primeira opção, por meio do remanejamento. Quem não efetuar a matrícula na segunda opção perderá essa vaga, mas continuará concorrendo à primeira opção nas próximas chamadas.
Regras em caso de múltiplas convocações
Caso um candidato seja convocado para o mesmo curso, na mesma chamada, pelo Vestibular Unicamp 2026 e por outro sistema de ingresso, a vaga considerada será a do Vestibular. Se a convocação ocorrer para cursos diferentes, será válida a matrícula efetivada primeiro. O candidato que for convocado em qualquer sistema e não realizar a matrícula será excluído das chamadas nas demais modalidades.







