
*Por Patricia Capovilla
O prazo para solicitar a reaplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 começa nesta segunda-feira, 17, e segue até 12h da próxima sexta-feira, 21, no horário de Brasília. A medida vale para participantes que perderam um ou dois dias de exame por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas. As provas reaplicadas serão realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro. Já o gabarito do segundo dia de provas, que ocorreu neste domingo, 16, será divulgado na quinta-feira, 20.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a presença nos dois dias (9 e 16 de novembro) de aplicação foi de aproximadamente 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados, índice semelhante ao de anos anteriores.
Como pedir a reaplicação do Enem
O pedido deve ser feito na Página do Participante, com login via Gov.br. Para que a solicitação seja analisada, é obrigatório anexar um documento legível, em português, que comprove o motivo da ausência e que esteja datado no dia correspondente à prova perdida.
Os pedidos podem ser feitos por candidatos que:
- Foram afetados por desastres naturais (como enchentes, deslizamentos ou tornados caso de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, que teve o Enem suspenso após 90% do município ser destruído).
- Enfrentaram problemas logísticos, como falta de energia que comprometeu a visibilidade da prova ou outros erros de execução.
- Estavam com doenças infectocontagiosas, como covid-19, varicela, sarampo, coqueluche, tuberculose, meningites, varíola dos macacos, influenza A e B, entre outras listadas no edital.
Cada caso será analisado individualmente e quem tiver o pedido aceito fará apenas a prova correspondente ao dia perdido.
Como foi o segundo dia de exame
Os participantes responderam questões de matemática e ciências da natureza. Pela primeira vez, o Enem contou com a metodologia testlet, com questões agrupadas em torno de um mesmo texto, formato que, segundo o Inep, melhora a avaliação do letramento dos estudantes.
Este ano, nas cerca de 165 mil salas de prova espalhadas por 12 mil locais, em 1.805 municípios, foram utilizados detectores de metal para reforçar a segurança e coibir fraudes. O MEC (Ministério da Educação) registrou cerca de 1,7 mil eliminados no segundo dia número considerado abaixo da média histórica.
Enem será usado para avaliar o ensino médio a partir de 2026
Uma das principais novidades anunciadas pelo MEC é que, a partir de 2026, o Enem também servirá como instrumento de avaliação do ensino médio, substituindo o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) nesse papel.
Segundo o ministro Camilo Santana, muitos estudantes não se dedicam ao SAEB porque estão focados no Enem prova que realmente afeta o futuro acadêmico deles. Ao usar o Enem como avaliação da educação básica, o governo espera obter indicadores mais fidedignos, mais eficientes e mais coerentes com o empenho dos alunos.
LEIA TAMBÉM







