Abstenção do Enem 2025 chega a 27%; veja quem pode pedir reaplicação da prova - Virando Bixo

Publicidade

noticias

Abstenção do Enem 2025 chega a 27%; veja quem pode pedir reaplicação da prova

Primeiro dia do exame foi realizado neste domingo

| Da Redação -

Primeiro dia do exame foi realizado neste domingo (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Primeiro dia do exame foi realizado neste domingo (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
*Por Patricia Capovilla 

Cerca de 3,5 milhões de candidatos participaram do primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, aplicado neste domingo, 9. O número representa 73% dos inscritos, o que significa que 27% dos participantes não compareceram. Em alguns casos, é possível solicitar a reaplicação da prova.

O ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou um balanço preliminar do exame e destacou que a taxa de abstenção se manteve estável em relação aos anos anteriores. "A abstenção foi estável, praticamente a mesma do ano passado. Claro que são dados preliminares ainda, mas tem sido um percentual histórico na aplicação do Enem, variando entre 27% e 30%", afirmou.

Durante o primeiro dia, os candidatos responderam às provas de Linguagens e Ciências Humanas, além de elaborarem a Redação, que neste ano abordou o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".

O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira, 13, e o segundo dia de provas acontece no próximo domingo, 16, com questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Faltou à prova? Saiba quem tem direito à reaplicação

Os participantes que não compareceram ao Enem 2025 por motivos previstos em edital podem solicitar a reaplicação da prova na Página do Participante. O pedido será analisado individualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Têm direito à reaplicação os candidatos que enfrentaram problemas logísticos como desastres naturais, falta de energia elétrica ou falhas na aplicação do exame ou que estavam acometidos por doença infectocontagiosa listada no edital. A prova será reaplicada nos dias 16 e 17 de dezembro. O Inep reforça que não há segunda oportunidade para quem faltar novamente à reaplicação e que o exame deve ser realizado exclusivamente nos locais, datas e horários definidos.

Vale lembrar que, neste ano, o calendário do Enem foi ajustado em duas regiões: nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a aplicação ocorre em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). Já em Rio Bonito do Iguaçu (PR), atingida por um tornado, a prova foi suspensa e também será reaplicada.

Tema da redação: o envelhecimento da população brasileira

A redação do Enem 2025 propôs o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira", que levou os candidatos a refletirem sobre os desafios e oportunidades de uma população que envelhece cada vez mais.

Os participantes tiveram de produzir um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, apresentando argumentos fundamentados e uma proposta de intervenção para o problema discutido. Cada redação será corrigida por dois avaliadores, e a nota final, que pode chegar a 1000 pontos, será a média entre as notas atribuídas por ambos.

Entre os erros que zeram a redação, estão fugir do tema, redigir menos de sete linhas, usar trechos desconectados do assunto, desrespeitar a estrutura exigida ou tratar o exame com deboche.

O Enem, aplicado pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep, é atualmente a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O desempenho no exame também pode ser utilizado em instituições de ensino superior portuguesas que possuem convênio com o Inep.
 

LEIA TAMBÉM 

Unesp 2026: veja como consultar seu local de prova


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade