
Cerca de 3,5 milhões de candidatos participaram do primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, aplicado neste domingo, 9. O número representa 73% dos inscritos, o que significa que 27% dos participantes não compareceram. Em alguns casos, é possível solicitar a reaplicação da prova.
O ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou um balanço preliminar do exame e destacou que a taxa de abstenção se manteve estável em relação aos anos anteriores. "A abstenção foi estável, praticamente a mesma do ano passado. Claro que são dados preliminares ainda, mas tem sido um percentual histórico na aplicação do Enem, variando entre 27% e 30%", afirmou.
Durante o primeiro dia, os candidatos responderam às provas de Linguagens e Ciências Humanas, além de elaborarem a Redação, que neste ano abordou o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".
O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira, 13, e o segundo dia de provas acontece no próximo domingo, 16, com questões de Ciências da Natureza e Matemática.
Faltou à prova? Saiba quem tem direito à reaplicação
Os participantes que não compareceram ao Enem 2025 por motivos previstos em edital podem solicitar a reaplicação da prova na Página do Participante. O pedido será analisado individualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Têm direito à reaplicação os candidatos que enfrentaram problemas logísticos como desastres naturais, falta de energia elétrica ou falhas na aplicação do exame ou que estavam acometidos por doença infectocontagiosa listada no edital. A prova será reaplicada nos dias 16 e 17 de dezembro. O Inep reforça que não há segunda oportunidade para quem faltar novamente à reaplicação e que o exame deve ser realizado exclusivamente nos locais, datas e horários definidos.
Vale lembrar que, neste ano, o calendário do Enem foi ajustado em duas regiões: nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a aplicação ocorre em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). Já em Rio Bonito do Iguaçu (PR), atingida por um tornado, a prova foi suspensa e também será reaplicada.
Tema da redação: o envelhecimento da população brasileira
A redação do Enem 2025 propôs o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira", que levou os candidatos a refletirem sobre os desafios e oportunidades de uma população que envelhece cada vez mais.
Os participantes tiveram de produzir um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, apresentando argumentos fundamentados e uma proposta de intervenção para o problema discutido. Cada redação será corrigida por dois avaliadores, e a nota final, que pode chegar a 1000 pontos, será a média entre as notas atribuídas por ambos.
Entre os erros que zeram a redação, estão fugir do tema, redigir menos de sete linhas, usar trechos desconectados do assunto, desrespeitar a estrutura exigida ou tratar o exame com deboche.
O Enem, aplicado pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep, é atualmente a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O desempenho no exame também pode ser utilizado em instituições de ensino superior portuguesas que possuem convênio com o Inep.
LEIA TAMBÉM







