*Por Patrícia Capovilla
Termina nesta segunda-feira (1º), o prazo para se inscrever no Vestibular 2026 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Os interessados em disputar uma vaga na universidade devem fazer a inscrição exclusivamente pela internet, no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares). Clique aqui para acessar.
A taxa de inscrição é de R$ 221,00 e pode ser paga até o dia 8 de setembro. Neste ano, 9.404 candidatos receberam isenção da taxa, válida tanto para o Vestibular quanto para a modalidade Enem-Unicamp.
O Vestibular Unicamp 2026 oferece 2.520 vagas em 69 cursos no processo tradicional. No total, a universidade disponibiliza 3.368 vagas regulares para o próximo ano, considerando outras modalidades de ingresso. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso, desde que sejam da mesma área de conhecimento.
LEIA MAIS
Virando Bixo: conheça o projeto e saiba como participar
Unesp mantém número de vagas e cria, pela primeira vez, seleção via Enem
Onde serão aplicadas as provas?
As provas serão realizadas em 31 cidades do estado de São Paulo e em seis capitais de outros estados. Entre os locais, estão Campinas, Sorocaba, Jundiaí, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Piracicaba, além de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Salvador (BA) e Brasília (DF).
Relembre as mudanças de 2026
Duas mudanças importantes marcam o processo seletivo: redução de questões na segunda fase e o fim da prova de habilidades específicas para o curso de Arquitetura e Urbanismo.
Datas principais
- 1ª fase: 26 de outubro de 2025
- 2ª fase: 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025
- Habilidades específicas (Música): envio de vídeos de 15 a 30 de setembro
- Habilidades específicas (Artes): provas presenciais entre 3 e 5 de dezembro
- Resultado da 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026
As informações completas estão no Manual do Ingresso 2026. Clique aqui para acessar.
LEIA TAMBÉM