Os candidatos que ainda sonham com uma bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos) precisam ficar atentos: o prazo para participar da lista de espera do processo seletivo do segundo semestre de 2025 termina hoje, 26, às 23h59. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Podem se inscrever aqueles que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou que perderam a vaga por não formação de turma. Essa é, portanto, a última chance de disputar uma bolsa nesta edição. O resultado com os nomes dos pré-selecionados será divulgado no próximo dia 29 de agosto, e os convocados deverão comparecer à instituição de ensino escolhida entre 29 de agosto e 5 de setembro para entregar a documentação que comprova as informações fornecidas na inscrição. Esse procedimento pode ser feito presencialmente ou de forma online, caso a faculdade disponibilize essa opção, e o estudante deve receber um comprovante de entrega em qualquer um dos formatos.
Entre os dias 30 de agosto e 12 de setembro, as instituições deverão registrar a aprovação ou reprovação dos candidatos e, se for o caso, emitir o Termo de Concessão de Bolsa. Algumas universidades podem adotar uma etapa própria de seleção, desde que comuniquem previamente os candidatos e utilizem critérios iguais aos aplicados aos demais alunos em seus processos regulares, sem cobrar nenhuma taxa adicional.
Nesta edição, o Prouni ofereceu mais de 211 mil bolsas de estudo em instituições privadas de todo o país. Do total, 118 mil são integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e 93 mil são parciais, que garantem 50% de desconto. As vagas foram distribuídas em 887 instituições de ensino e contemplam mais de 370 cursos. Administração foi o curso com maior número de oportunidades, com 13.774 bolsas, seguido de direito (13.152), pedagogia (11.339), educação física (8.939) e medicina, que contou com 1.159 bolsas a maioria integral.
LEIA TAMBÉM