A Unesp (Universidade Estadual Paulista) abriu hoje o prazo para os pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição do Vestibular 2026. O valor integral da taxa é de R$ 210, mas há diferentes formas de solicitar gratuidade ou descontos. Corre que o tempo é curto: o prazo vai até 31 de agosto e os pedidos devem ser feitos pelo site da Fundação Vunesp.
As inscrições para o vestibular em si estarão abertas de 4 de setembro a 8 de outubro. Neste ano, a Unesp oferece 5.867 vagas em 136 cursos de graduação, distribuídos em 24 cidades paulistas. As provas acontecem em duas fases: 2 de novembro (primeira fase) e 7 e 8 de dezembro (segunda fase).
Quem tem direito à isenção?
Existem duas possibilidades principais:
- - Estudantes cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único), com renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa. Nesse caso, basta informar o NIS (Número de Identificação Social) no pedido.
- - Alunos de escola pública, EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou bolsistas integrais de escola particular que concluíram ou vão concluir o ensino médio até 3 de fevereiro de 2026 e que tenham renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa. Além disso, é necessário morar em São Paulo (ou estar vinculado a uma instituição de ensino no estado).
Os resultados serão divulgados em 22 de setembro nos sites da Unesp e da Vunesp. Portanto, quem requisitou a isenção deve esperar até essa data. Se o pedido for aprovado, o candidato já terá a inscrição no vestibular automaticamente confirmada.
Reduções da taxa
- - 50% de desconto: candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular, desde que tenham renda mensal inferior a dois salários-mínimos ou estejam desempregados. O resultado dos pedidos de redução também sai em 22 de setembro.
- - 75% de desconto: oferecido a todos os alunos do último ano do ensino médio da rede pública paulista (Secretaria da Educação e Centro Paula Souza), que estão previamente cadastrados no sistema da Vunesp. Basta digitar o RA (Registro do Aluno). Mas atenção! Neste caso, o pedido deve ser feito no mesmo período da inscrição do vestibular, entre 4 de setembro e 8 de outubro.
E os treineiros?
Os candidatos que quiserem participar como treineiros (aqueles que ainda não concluíram o ensino médio, mas desejam fazer a prova como experiência) têm 50% de desconto garantido na taxa de inscrição. Não é necessário solicitar nada agora: basta aguardar o período de inscrições, selecionar a opção "treineiro" e o sistema já aplicará automaticamente o valor reduzido.
LEIA TAMBÉM
Virando Bixo: conheça o projeto e saiba como participar