
Quem está de olho no diploma do ensino médio por meio do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) já pode consultar os locais de prova, que estão disponíveis no site. O exame será realizado no próximo domingo, 3, em todos o País.
O Cartão de Confirmação de Inscrição informa o número de inscrição, a data, o horário e o local das provas. Também apresenta instruções sobre o exame e indica se o participante tem direito a atendimento especializado ou uso de nome social. Apesar de não ser obrigatório, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) recomenda levar o cartão impresso no dia.
HORÁRIOS E ESTRUTURA DA PROVA
As provas do Encceja acontecem em dois turnos: manhã e tarde. No período da manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45. As provas começam às 9h e vão até as 13h. À tarde, os portões serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15. A aplicação vai das 15h30 às 20h30. Para quem tem direito a tempo adicional, o encerramento será às 14h e às 21h30, respectivamente.
Para obter o certificado do ensino médio, os candidatos responderão a quatro provas objetivas, divididas em duas por turno:
- Manhã: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias.
- Tarde: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (inclui Língua Portuguesa, Redação, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
DOCUMENTOS EXIGIDOS
A apresentação de documento oficial com foto é obrigatória. São aceitos:
- RG;
- Passaporte;
- CNH (modelo atual);
- Carteira de Trabalho emitida após 1997;
- Identificação profissional de conselhos de classe;
- Documentos digitais como e-Título, CNH digital, RG digital e CIN digital, desde que apresentados nos aplicativos oficiais (como o Gov.br).
Não são aceitos: cópias, mesmo autenticadas, boletim de ocorrência, certidão de nascimento, carteira de estudante, documentos fora dos aplicativos oficiais ou sem foto, entre outros listados no edital.
O QUE LEVAR NO DIA DA PROVA
Obrigatório:
- Documento de identificação original e com foto.
- Caneta esferográfica preta, feita em material transparente.
Recomendado:
- Cartão de Confirmação de Inscrição impresso.
- Declaração de Comparecimento (para justificar a ausência no trabalho, se necessário).
ITENS PROIBIDOS
Na entrada da sala de provas, os participantes receberão um envelope porta-objetos para guardar celulares, eletrônicos, chaves com alarme, bonés, óculos escuros, livros, relógios e outros itens não permitidos. O envelope deve ser lacrado, identificado e colocado embaixo da carteira.
Será eliminado o candidato que portar objetos proibidos fora do envelope, ou que não seguir as regras de segurança.
FIQUE DE OLHO NO HORÁRIO
É fundamental chegar com antecedência. Os procedimentos de identificação começam às 8h (manhã) e às 14h30 (tarde), dentro da sala de prova. Quem precisar ir ao banheiro antes desse horário deverá passar por nova identificação ao retornar.
VAI FAZER A PROVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL?
As regras são as mesmas, incluindo horários e exigência de documento com foto. O que muda são as disciplinas cobradas:
- Manhã: Ciências Naturais e Matemática.
- Tarde: Língua Portuguesa (com redação), Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, História e Geografia.
LEIA TAMBÉM
Vestibular Unicamp 2026: taxa de inscrição será de R$ 221