Perdeu o prazo para solicitar recursos específicos na Fuvest? Agora você tem uma nova chance - Virando Bixo

Publicidade

Perdeu o prazo para solicitar recursos específicos na Fuvest? Agora você tem uma nova chance

Pedidos poderão ser feitos nos primeiros 15 dias das inscrições para o vestibular

Pedidos poderão ser feitos nos primeiros 15 dias das inscrições para o vestibular (Foto: Canva)
Pedidos poderão ser feitos nos primeiros 15 dias das inscrições para o vestibular (Foto: Canva)
*Por Patricia Capovilla  


Quem deixou passar o prazo para pedir recursos específicos para a prova da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) ganhou uma nova oportunidade. A Fundação anunciou que vai reabrir o período para essas solicitações nos primeiros 15 dias de inscrição no vestibular, ou seja, entre os dias 18 de agosto e 1º de setembro de 2025

Este foi o primeiro ano em que a solicitação deveria ser feita antes do período de inscrição. O prazo inicial foi de 12 de maio a 11 de julho, mas agora, com a reabertura parcial, quem perdeu a data poderá fazer o pedido durante a inscrição. Para isso, basta acessar a área do candidato e enviar a documentação comprobatória conforme orientações do Guia de Inclusão, disponível clicando aqui

Quais recursos específicos estão disponíveis? 

De acordo com a Fuvest, os recursos oferecidos atendem a diferentes tipos de necessidades, como deficiências, condições médicas ou situações temporárias. Veja abaixo: 

  • Prova em braille
  • Prova ampliada
  • Prova com contraste (preto e branco), voltada a pessoas com daltonismo
  • Ledor (alguém para ler a prova em voz alta)
  • Transcritor (alguém para escrever as respostas ditadas pelo candidato)
  • Intérprete de Libras
  • Leitura labial
  • Tempo adicional para realização da prova
  • Mesa em vez de carteira
  • Uso de cadeira de rodas
  • Piso plano na sala de prova
  • Uso de muletas
  • Uso de assento ortopédico
  • Uso de materiais próprios para extração de leite materno
  • Direito a idas frequentes ao banheiro
  • Uso de aparelhos médicos (como bomba de insulina ou medidor de glicose)
  • Uso de cilindro de oxigênio  

 

Amamentação

Candidatas que estiverem amamentando também podem solicitar condições específicas para realização da prova. Nesses casos, é possível contar com a presença de um acompanhante, que ficará em uma sala separada com o bebê. A mãe terá direito a até uma hora adicional de prova para amamentação.

A solicitação também deve ser feita no sistema, com a documentação que comprove a situação.  


LEIA TAMBÉM 

Quer saber o que a Unicamp espera de você no vestibular? As provas comentadas podem ter a resposta

Publicidade