Se você está cursando graduação em outra universidade e sonha em estudar na USP (Universidade de São Paulo), essa pode ser a sua chance. Estão abertas as inscrições para o Exame de Transferência Externa 2024/2025, promovido pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). O processo seletivo vai preencher 1.088 vagas em diversos cursos de graduação da instituição.
As inscrições seguem até as 12h do dia 5 de maio e devem ser feitas diretamente no site da Fuvest. O valor da taxa de inscrição é de R$ 211,00, e todas as orientações detalhadas sobre o processo estão no Guia do Exame, que está disponível neste link.
Podem se inscrever estudantes que estejam regularmente matriculados em 2024 em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior, inclusive da própria USP com exceção dos cursos sequenciais e de curta duração.
Mesmo alunos que estejam com a matrícula trancada poderão participar do exame. No entanto, caso sejam aprovados, precisarão comprovar matrícula ativa na instituição de origem no momento da transferência.
O exame será realizado em duas etapas:
Primeira etapa Prova escrita: será aplicada no dia 19 de maio e avaliará os conhecimentos do candidato de acordo com o curso desejado.
Segunda etapa Análise documental: os aprovados na primeira fase deverão entregar documentos entre os dias 3 e 4 de junho. A lista dos convocados para essa etapa será divulgada em 27 de maio.
A seleção será feita de acordo com os critérios definidos pelas unidades de ensino da USP. Em alguns cursos, o semestre de ingresso do estudante será definido após a análise da documentação, sendo marcado como "sob avaliação" no edital.
Ao todo, são 1.088 vagas distribuídas em três grandes áreas do conhecimento, sendo 171 em Ciências Biológicas, 740 em Ciências Exatas e 177 em Humanidades. Entre os cursos com oferta de vagas, estão Medicina, Odontologia, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Relações Internacionais, entre outros.
As vagas estão distribuídas em diversas unidades da USP espalhadas pelo estado de São Paulo, como São Paulo (capital), Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Bauru, Lorena, entre outras.
LEIA MAIS
Veja se você pode concorrer a uma das vagas remanescentes do Fies; inscrições vão até 29 de abril