
Começou nesta segunda-feira, 14, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. O benefício pode garantir a participação gratuita no exame, cuja taxa custa R$ 85. Mas atenção: só tem direito à isenção quem se enquadra nos critérios estabelecidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O prazo para fazer o pedido vai até o dia 25 de abril, exclusivamente pela Página do Participante, com o login único do gov.br.
Entre os grupos que podem pedir a isenção, estão:
Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública, em 2025;
Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, desde que tenha renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
Participantes registrados no CadÚnico (Cadastro Único) para programas sociais do governo federal;
Alunos beneficiários do programa Pé-de-Meia, do MEC (Ministério da Educação).
Vale frisar que quem faltou aos dois dias de prova do Enem 2024, mesmo tendo conseguido isenção, precisa justificar a ausência para, depois, solicitar o benefício novamente em 2025. A justificativa deve ser enviada no mesmo período da solicitação da isenção, também pela Página do Participante.
Como pedir a isenção
O processo é feito pela internet, na Página do Participante. É preciso acessar com a conta gov.br. Caso tenha esquecido a senha, dá para recuperar na própria plataforma. Ao preencher os dados, o candidato deve enviar documentos que comprovem a situação socioeconômica, como:
Documento de identificação do estudante e dos membros da família;
Comprovante de renda (holerites, extratos bancários, declaração de autônomo, etc.);
Histórico escolar do ensino médio (de escola pública ou como bolsista integral);
Comprovante de residência;
Para inscritos no CadÚnico, é necessário apresentar o cartão com o NIS válido.
A lista completa de documentos exigidos está disponível no edital publicado pelo Inep, que pode ser acessado neste link.
Cronograma
Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
Resultado da análise dos pedidos: 12 de maio
Período de recursos (para quem tiver o pedido negado): 12 a 16 de maio
Resultado final dos recursos: 22 de maio
O período de inscrição no Enem 2025 ainda não foi divulgado. Quem tiver a isenção aprovada deverá, mesmo assim, fazer a inscrição normalmente quando o prazo for aberto.
LEIA MAIS
Universidade abre inscrições para o Vestibular de Inverno